sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FIFA joga nossas leis no lixo



FIFA joga nossas leis no lixo

    Célio Pezza*

    Existe um provérbio antigo que diz que, quanto mais nos abaixamos, mais mostramos “determinadas partes”. Este provérbio aplica-se com muita sabedoria ao que estamos vendo acontecer aqui no Brasil com relação à FIFA. O Brasil abaixa-se cada vez mais, a cada nova exigência da FIFA, e a cada dia que passa, mais o problema aumenta e salta aos nossos olhos. Infelizmente, aqueles que deveriam acabar com esta situação ridícula, nada fazem e estão coniventes com esta vergonha.

    A FIFA dita suas leis, como é o caso do projeto de Lei 2.330/11, enviado ao congresso para aprovação e conhecido como Lei Geral da Copa, acima das leis do nosso país. De que vale uma constituição, se uma simples federação de futebol pode mudá-la a seu bel prazer? De que valem os discursos de nossos governantes, se estão entregando o país a este grupo externo?

    O Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor e muitas outras conquistas do povo brasileiro estão sendo jogadas no lixo, uma vez que a FIFA está acima de tudo, durante este período obscuro em que viverá o Brasil. Até a Polícia Federal terá que passar os poderes de controlar a entrada e a saída de nosso país para a soberana FIFA, que passa a fornecer ou vetar as credenciais de entrada e trabalho no país, numa clara afronta à nossa legislação. A venda de bebidas alcoólicas em estádios será permitida durante os jogos, e a FIFA controlará todos os pontos de venda. Nunca vimos uma situação de tantos desmandos nas nossas leis como a que estamos assistindo agora.

    Estou envergonhado e profundamente decepcionado com todos aqueles que estão entregando o Brasil de uma forma tão descarada e despudorada. Como sou um otimista, acredito que ainda possa aparecer um líder de fato, que mande a FIFA se colocar no seu devido lugar ou que vá embora de uma vez com sua Copa e tudo o mais e suma de nosso país. Um povo que, apesar de pagar impostos altíssimos, não tem segurança, educação, estradas, hospitais e outras necessidades básicas merece um pouco mais do que algumas partidas de futebol. Tenho certeza de que muitos brasileiros, assim como eu, estão revoltados com esta situação.

    *Escritor e autor de diversos livros, entre eles: “As Sete Portas”, “Ariane” e o seu mais recente “A Palavra Perdida”. Site: www.celiopezza.com