segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Testosterona "

São muitas as diferenças entre menopausa e andropausa. Têm, contudo, um denominador comum: os hormonios.

Os hormônios são as grandes responsáveis pelas alterações que se processam no organismo feminino e no masculino, ainda que umas mais radicais do que outras.
Na menopausa tudo começa com a irregularidade dos períodos menstruais, num vai-vem ao sabor das variações hormonais.


Na puberdade o hipotálamo estimula a hipófise (glândula existente na base do cérebro) de modo a produzir dois hormonios – a LH e a FSH –, as quais vão regular o funcionamento da esfera genital, induzindo as modificações que provocam a ovulação e a consequente secreção de estrogénos e progesterona.

Com a menopausa, cessa a ovulação e cessam as menstruações, estabelecendo-se um novo equilíbrio hormonal.

O organismo masculino possui igualmente os hormonios LH e FSH, mas com influência ao nível dos testículos, mais concretamente na secreção de testosterona, fundamental na diferenciação dos espermatozóides.

Com a idade vai diminuindo a quantidade de hormonios andrógenos segregadaos bem como a sua eficácia. Isto porque a testosterona é igualmente responsável pelo bom estado das células e pela vascularização dos testículos.

Assim, uma quebra na secreção desta hormona acarreta uma redução do número de espermatozóides e a consequente redução do volume dos testículos. Aliás, aqui radica uma outra definição de andropausa: um quadro clínico que se instala a partir da gradual involução dos testículos.