quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Censo 2010 descobre 23.760 cidadãos centenários


Publicada em 29/11/2010 às 23h11m
O Globo

" Não se aperreie (chateie) nunca, viva com muita paz e amor no coração "
SALVADOR - Em todo o Brasil, segundo dados do Censo 2010, existem 23.760 pessoas com mais de 100 anos. Bahia, São Paulo e Minas Gerais são os estados com o maior número de idosos centenários. Na Bahia, vivem atualmente 3.525. Em São Paulo estão 3.146, e em Minas moram 2.597.
Segundo Valéria de Marcos, professora do departamento de geografia da USP, a melhoria no acesso aos alimentos e os avanços da medicina contribuem para que a população viva mais:
- O acesso à saúde também melhorou e a urbanização se expandiu. A longevidade está ligada a todos esses fatores.
Na Bahia, não existe uma fórmula especial que explique a grande quantidade de idosos com mais de cem anos, mas, no geral, essas pessoas tentam se afastar das preocupações e chateações procurando levar uma vida regrada, rotineira e sem maiores exageros. Um dos símbolos da longevidade baiana, Deraldo Magno Santos comemorou 116 anos no último dia 2 em novembro. Morador do Asilo São Lázaro, na Estrada Velha do Aeroporto, na capital baiana, seu Deraldo pode ser a pessoa mais velha do mundo, após a morte no final de outubro de Eugenie Blanchard, monja de 114 anos, que era considerado o ser humano mais longevo e que vivia numa ilha caribenha.
Das suas memórias, a lembrança das surras que levava dos pais é a mais constante.
- Apanhei muito da minha mãe, do meu pai, de cipó caboclo e de espada.
Ele não perde a piada ao ser perguntado se "era danado" quando criança.
- Danado é cachorro - responde, de pronto. - Eu era fujão.
Deraldo anda sem bengalas e não precisa do auxílio de óculos para ler.
Outro exemplo baiano que já rompeu a barreira da média de expectativa de vida dos brasileiros é a matriarca da família Veloso. Dona Canô, moradora da pacata cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, completou 103 anos no dia 16 de setembro. Para manter o bom humor e a vitalidade, ela conserva um jeito de ser que, dizem, é típico dos baianos.
- Não se aperreie (chateie) nunca, viva com muita paz e amor no coração - declarou Dona Canô na sua festa de aniversário deste ano, que reuniu os filhos famosos e quase toda a cidade.
O segredo para viver muito e bem parece estar distribuído por toda a rotina sossegada da mãe de Caetano e Bethânia. Ela acorda por volta das 6h da manhã. No desjejum, limita-se a um café com leite e a um suco. No almoço, não há restrições, mas também não exagera. Até uma moqueca de arraia com feijão de leite compõe o cardápio vez ou outra. Antes de dormir, por volta das 21h, ela toma uma sopa, acompanhada por um cafezinho. No meio do dia, a hora do cochilo é sagrada.
A presença sempre constante da família e o orgulho dos filhos, "todos bem criados", também parecem ser ingredientes da receita de longevidade.
No Abrigo Salvador, um dos mais antigos do Estado, dos 203 idosos que moram no local, quatro já ultrapassaram a barreira dos 100 anos.