SÃO PAULO - Enquanto muitos temem pelos impactos negativos do envelhecimento da população mundial, o Deutsche Bank realizou estudo sobre o tema em que acaba por quebrar muitos dogmas que pairam sobre o assunto, sem deixar de destacar o “impacto massivo na sociedade e na economia”.
O relatório afirma que novas tecnologias de comunicação e informação (ICT na sigla em inglês) farão com que os impactos da mudança demográfica sejam suavizados, com mais fácil adaptação para os idosos. Surge a possibilidade de criação de produtos e serviços que atendam às necessidades especiais dos mais velhos, um potencial e imenso mercado consumidor.
Idosos não são avessos à tecnologia
Um consenso errôneo sobre o envelhecimento populacional diz respeito à aversão dos idosos quanto à tecnologia. Para o Deutsche Bank ele está equivocado, uma vez que “mais e mais idosos estão passando grande parte de seu tempo diário usando a tecnologia”.
A utilização da internet da população acima dos 60 anos visa, primordialmente, o envio de e-mails e na busca de informações (como de preços). A ICT pode vir a desenvolver novas habilidades nessas pessoas, bem como fazer com que elas rapidamente familiarizem-se com áreas relacionadas à tecnologia.
Público-alvo
O envelhecimento da população traduz-se em um novo e crescente mercado para as empresas. A dificuldade está no fato de os idosos não gostarem de produtos e serviços que “roubem” sua autonomia e estigmatizem-os como portadores de limitações físicas. Além disso, pessoas mais velhas são menos interessadas em produtos de entretenimento digital, porém, estão antenadas à área da saúde e produtos de segurança e no auxílio de seu dia a dia.
Sistemas de auxílio, e-health e “health games”
Dentre os produtos e serviços designados aos mais velhos, os de maiores destaques na melhora da vida dessas pessoas são o sistema de auxílio (AAL na sigla em inglês), que os permite obter uma maior independência no seu ambiente familiar; o e-helth, possibilitando um intensificação entre a relação médico-paciente; e os “helth games” (jogos saudáveis na tradução livre), jogos que possibilitam aos idosos o desenvolvimento tanto físico quanto psicológico por meio de novas tecnologias.
"A única maneira de assegurar nossa prosperidade é através do uso de tecnologias", afirmou o banco.