terça-feira, 30 de julho de 2013

Descoberto processo para bloqueio de dor inflamatória


Hérika Dias - USP

Fractalcina

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Faculdade Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP pode ajudar na elaboração de medicamentos para o controle de dores inflamatórias, como as que acompanham a artrite reumatoide.

Eles descobriram que uma proteína, a fractalcina, está envolvida na indução das dores crônicas de origem inflamatória.

O estudo sugere que o bloqueio periférico dos receptores dessa proteína seja o alvo potencial para o controle desses tipos de dores.

Segundo o professor Thiago Mattar Cunha, pela primeira vez conseguiu-se demonstrar a existência de um tipo celular que participa do processo de indução e manutenção da dor: são as chamadas células satélites.

Encontradas exclusivamente nos gânglios raízes dorsais, elas envolvem os neurônios que carregam a dor e têm sua ativação mediada por uma proteína, a fractalcina.

Essa proteína já havia sido descrita em processos dolorosos, mas nenhum estudo tinha associado a fractalcina com a ativação da célula satélite.

"Se nós conseguirmos desenvolver um medicamento que bloqueie esse processo, podemos diminuir a dor. Sabemos que têm indústrias farmacêuticas tentando desenvolver substâncias para bloquear o efeito dessa proteína. Talvez essas drogas possam servir como novos analgésicos contra dores inflamatórias", explica Thiago.

Dor crônica

A doença mais prevalente entre as doenças inflamatórias e que tem como principal sintoma a dor é a artrite reumatoide.

No entanto, o pesquisador lembra que a pesquisa pode contribuir para, num futuro próximo, amenizar dores de pessoas que sofrem com osteoartrite, gota, doenças reumáticas em geral, além de traumas cirúrgicos e torções.