quarta-feira, 20 de junho de 2012

Unifesp oferece vagas para voluntários



A disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp está recrutando voluntáriospara uma pesquisa que visa avaliar os efeitos da estimulação elétrica nervosa nos casos de lombalgia (dores na coluna lombar) aguda.

Podem participar do estudo pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos com queixas de lombalgia aguda. Não serão recrutados os pacientes cujas dores sejam de origem inflamatória, tumoral ou infecciosa, usuários de marcapasso cardíaco e aparelhos de eletrochoque, recém-operados da coluna, portadores de irritação de raízes nervosas, gestante e pacientes em litigio.
Os voluntários selecionados serão avaliados por um médico reumatologista e um fisioterapeuta, por vaneska.fisio@gmail.commeio de testes físicos e questionários.
Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora Vaneska Cruz nos telefones (11) 8256-4748 e (11) 7687-2659 ou pelo endereço eletrônico vaneska.fisio@gmail.com. Estão disponíveis 50 vagas.
02 – EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS EM GRANDES CENTROS URBANOS
O Departamento de Psicobiologia da Unifesp e o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios estão recrutando voluntários para uma pesquisa que visa analisar o impacto dos exercícios físicos realizados em grandes centros urbanos na população idosa.
Os testes vão durar 10 semanas, entre os meses de agosto e outubro. Nesse período, os idosos irão praticar corrida e caminhada três vezes por semana no período da manhã e serão submetidos a dois períodos de avaliações, sendo um antes das 10 semanas de atividades e o outro depois. Nas avaliações serão realizados exames de sangue, cálculos de composição corporal e do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de teste cardiopulmonar em esteira e testes cognitivos realizados por meio de questionários.
Serão aceitos no estudo, voluntários de ambos os sexos, maiores de 65 anos, que morem na cidade de São Paulo há pelo menos 10 anos. Não podem participar da pesquisa idosos submetidos a cirurgias recentes que utilizam bengala, muleta ou andador, portadores de hepatites tipos B e C, doença de Chagas, Sífilis, Anemia, Triglicérides maior ou igual 400 mg/dL, , doenças neurológicas ou psíquicas, usuários de álcool, cigarro, drogas, suplementos vitamínicos, diuréticos e de remédios que alterem as funções cognitivas ou que impeçam a prática de atividade física.
Os interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Luciana Caxá as quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 20h pelo telefone (11) 5572 0177 ou pelo e-mail: lcaxa@yahoo.com.br. Estão disponíveis 80 vagas.
03 – INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM ADOLESCENTES OBESAS
O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente (CAAA/Unifesp) recruta adolescentes obesas, com idade entre 10 e 19 anos, que apresentem perda involuntária de urina durante esforço físico.
As candidatas passarão por tratamento com exercícios de fisioterapia para o fortalecimento do assoalho pélvico e atendimento clínico, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
Não serão aceitas pacientes com problemas neurológicos ou do trato urinário diagnosticados. Inscrições: (11) 5576-4360, das 8h às 16h.
04 – EXERCÍCIO FÍSICO E ENXAQUECAS
O Programa da Pós-Graduação em Neurologia e Neurociências da Unifesp recruta voluntários, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 65 anos, para participarem de pesquisa sobre efeito do exercício físico na enxaqueca.
Os candidatos não devem tomar medicação para o coração (Propranolol, Atenolol, Carvedilol, Verapamil), nem praticar atividade física regularmente. Eles participarão de um programa de 12 semanas de condicionamento físico como parte do seu tratamento ou de uma única sessão de condicionamento físico para obter orientações da maneira adequada de se exercitar. Serão realizados, gratuitamente, exames cardiológicos (aptidão física) e exame de sangue.
Para informações e agendamento de consulta, entre em contato pelos telefones: (11) 5576-4778 / 9465-1187; ou pelos e-mails: dr.reinaldo@ig.com.br / araoliva@gmail.com. Os interessados também podem ir pessoalmente ao Ambulatório de Dor de Cabeça da Unifesp, localizado à Rua Napoleão de Barros, 771, Térreo, Balcão 5 da Neurologia (Seg./Qua./Sex. às 8:00h).
05 – AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS DE MARATONISTAS
O Centro de Estudos multidisciplinares em Saúde, Exercício e Imunologia da Universidade Federal de São Paulo (CEMSEI/ Unifesp) está recrutando voluntários para participar de uma pesquisa que irá investigar os efeitos da maratona para o corpo.
Podem participar da pesquisa homens que estejam inscritos na prova pedestre da XVIII Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada em 17 de junho de 2012 e que irão correr o percurso completo de 42.195 metros.
Os voluntários deverão colher amostras três amostras de sangue e urina, sendo uma antes do início da prova, outra logo após o término e a última após 72 horas do final da prova. Serão avaliados parâmetros bioquímicos, cardiorrespiratórios; imunológicos e do sistema renal.