quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Brasília - Corpo de Bombeiros abre inscrições de cursos grátis para saúde de idosos


 A partir desta quarta-feira (1º/2), pessoas acima de 60 anos podem se inscrever em atividades gratuitas organizadas pelo Corpo de Bombeiros, como ginástica, artesanato e informática

Publicação: 31/01/2012 19:56Atualização:
O Governo do Distrito Federal, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) abre, nesta quarta-feira (1°/2), inscrições para o Programa Bombeiro Amigo, que realiza atividades voltadas para a saúde de idosos em Ceilândia, Samambaia e Brazlândia. Ginástica, artesanato, dança, informática, canto coral e manutenção de hortas fazem parte dos cursos oferecidos gratuitamente, com a parceria de entidades diversas responsáveis pelas aulas.

Mais de 670 idosos participaram do programa em 2011. Este ano, as atividades recomeçarão no dia 23 de fevereiro. Os principais objetivos do trabalho, segundo o CBMDF, são o desenvolvimento de ações que permitam o bem-estar físico, psicológico e social do idoso e levem a mudanças significativas na qualidade de vida dos seus participantes.

O programa também oferece oportunidades para que as pessoas com mais de 60 anos permaneçam integradas com as comunidades onde vivem e cria um espaço de produtividade que dissemina, entre essa parcela da população, a cultura de respeito e valorização constantes – de forma a permitir que os idosos continuem tendo papel ativo, produtivo, afetivo e cidadão.

Aprimoramento – De acordo com o tenente-coronel do CBMDF Vilson Vargas, a repercussão e aceitação do programa têm sido tão positivas que a expectativa da corporação é fazer com que o trabalho social desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros com os idosos “nunca deixe de existir”, conforme ele deixou claro. A tendência, completou o tenente-coronel, é aprimorar, a cada edição, os cursos e serviços oferecidos.

“O Bombeiro Amigo não consiste numa escola com grade curricular engessada. Trata-se de um programa aberto no qual os idosos levam suas experiências, ajudam no desenvolvimento do projeto e escolhem as atividades que mais lhes agradam”, destacou.

Locais – As aulas do programa serão realizadas nos quartéis de Ceilândia, Samambaia e Brazlândia, além de unidades externas como Administração de Ceilândia, Setor P Norte e sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Além dos cursos, as atividades incluem o Baile da Primavera em Brazlândia, curso de cultivo de hortaliças na Embrapa e passeios no Parque Nacional de Brasília. Também fazem parte do roteiro visitas à feira de artesanato no Centro de Convenções de Brasília, aos pontos turísticos da cidade e confraternização dos aniversariantes do programa.

Inscrições – Pessoas com mais de 60 anos interessadas em participar do Programa Bombeiro Amigo devem se dirigir aos quartéis do CBMDF em Ceilândia, Brazlândia e Samambaia, a partir desta quarta-feira, no horário entre 14h e 19h. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro. Caso ainda haja vagas disponíveis, o prazo poderá ser estendido.