quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pesquisa sobre Alzheimer realiza entrevista com idosos em Tremembé


Objetivo é reunir informações sobre população com o problema
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Para saber como anda a saúde mental dos idosos de Tremembé, uma pesquisa está sendo realizada por uma neurologista. A médica coordenadora da pesquisa, Karolina César, vai de casa em casa para fazer o levantamento. A ideia é reunir informações para detectar qual a porcentagem de comprometimento de memória da população, desde quadros leves até doenças como o Alzheimer. “No Brasil tem poucos estudos de quanto por cento da população tem comprometimento de memória ou não, tem pouca pesquisa nessa área” 

O estudo é realizado pela Universidade de São Paulo. Setecentos e cinquenta idosos de Tremembé foram selecionados, mas, por enquanto 90 participaram da pesquisa. O projeto é muito importante, pois os resultados colhidos aqui podem ajudar na elaboração de novos projetos de saúde pública. “Alguns nem abrem a porta outras abrem se recusam e é muito importante das pessoas participarem de estudos como esse porque visam melhorar a saúde pública, não só do município, mas esses estudos são estendidos nacionalmente. Então, é importante que as pessoas mesmo sem problema de saúde, ou com problema que participem, porque quanto mais pessoas participarem mai vai ser de ajuda para o município e para a região”. 

Caso seja identificado algum problema nos idosos eles serão encaminhados para tratamento no Hospital Universitário. O resultado final da pesquisa deve ser divulgado no ano que vem.