segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Curso de Cuidador prepara profissionais para lidarem com pessoas da terceira idade


Os cuidadores de idosos são profissionais preparados para o trato e manejo com pessoas da chamada Idade Tardia, nova denominação definida pela Organização Mundial da Saúde ( OMS).

Uma população que está envelhecendo e que busca viver esta fase da vida com mais saúde e bem estar. Este é o perfil do povo brasileiro que a exemplo de outros países em desenvolvimento registra um aumento da população que está na faixa dos 60 anos ou mais. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), o aumento mais acentuado pode ser percebido se compararmos os números dos censos. Em 1991, a porcentagem de idosos no país era de 4,8% da população; Em 2000, passou para 5,9% e em 2010 o índice chegou a 7,4%. Este “ boom” populacional veio acompanhado de uma preocupação em dar suporte a estas pessoas que começaram a ganhar uma visibilidade diferenciada por conta de suas necessidades e expectativas. Dentro deste contexto, começaram a surgir os cursos de cuidadores de idosos.

Em Manaus, a iniciativa surgiu na esfera municipal e é coordenada pela Prefeitura. Mas a política de atenção ao idoso une secretarias e órgãos municipais e também fecha parcerias com instituições do Estado. A coordenadora do curso de Cuidador de Idosos da Fundação Dr. Thomas, Fernanda Brasil, conta que o curso veio para suprir uma demanda reprimida, tanto de pessoas interessadas em aprender sobre os cuidados específicos para pessoas da chamada Idade Tardia, quanto de famílias interessadas em contar com o trabalho deste profissional. De 2009 a 2011, cerca de 300 pessoas foram capacitadas pelo curso formal de cuidador de idoso da Fundação.

Com carga horária de 200 horas, sendo 160 teóricas e as 40 restantes práticas, o curso é destinado principalmente para profissionais de saúde, técnicos em enfermagem e pessoas que já tenham vivenciado a experiência de cuidar de uma pessoa idosa. Fernanda conta que logo no início , quando o curso foi disponibilizado, muitas pessoas procuravam a Fundação interessadas em participar. Com o passar do tempo e a demanda cada vez maior, houve a necessidade de ser feita uma triagem dos candidatos, conta a coordenadora do curso. “ Nós passamos a solicitar que a pessoa interessada em fazer o curso tivesse o ensino médio completo por conta da necessidade de existir um entendimento mais técnico do idoso e também pedimos que a pessoa já tenha alguma experiência de cuidar de uma pessoa idosa. Os interessados deixam seus currículos aqui e fazemos uma triagem. Depois da conclusão do curso , montamos um banco de dados que é disponibilizado para as pessoas que nos procuram”, diz Fernanda.

O curso é ministrado por profissionais da própria Fundação Dr. Thomas e prepara o futuro cuidador para as situações diárias do ofício com informações sobre auto cuidado, administração de medicação, cuidados de higiene, tratamento de paciente acamado, entre outras. “ A nossa intenção é capacitar a maior quantidade de pessoas para cuidar de idosos. É dever nosso prestar assistência e dar informação à sociedade em geral sobre o cuidado do idoso”, frisa Fernanda Brasil.

De acordo com ela, a demanda pelo profissional cuidador é eclética. Existem casos de famílias que tem um idoso em casa e sentem a necessidade de um profissional para dar atenção específica e especializada a este parente. Em outros casos, as famílias já possuem um cuidador particular e investem na capacitação dele. A figura deste profissional muitas vezes ajuda a família a detectar sinais que não consegue ver, sintomas de doenças algumas vezes de fundo depressivo e auxilia os familiares na forma como devem lidar com estas situações.