sábado, 15 de outubro de 2011

Mercado de trabalho absorve mão-de-obra de idosos

Experiência, assiduidade e valores pessoais fazem da terceira idade um público competente para continuar trabalhando. 

A população brasileira está ficando cada vez mais velha e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ... Experiência, assiduidade e valores pessoais fazem da terceira idade um público competente para continuar trabalhando. 

A população brasileira está ficando cada vez mais velha e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14.081.480 milhões de pessoas tem mais de 65 anos. Para homenagear os mais experientes no último dias10 foi comemorado o Dia Internacional do Idoso. O crescimento do número de idosos influenciou a sociedade em vários aspectos, especialmente no que diz respeito ao mercado de trabalho. 

De acordo com Sidney Alves, gestor de carreira da empresa de recursos humanos RH Capital Curitiba, há alguns anos atrás as organizações não valorizavam o trabalho dos mais velhos, incluindo as pessoas de meia-idade. No caso dos idosos a situação era ainda pior. “Os empresários consideravam que as pessoas com mais idade já estavam superadas e a produtividade seria mais baixado que a dos jovens, por exemplo”, destaca. 
Atualmente a mentalidade das empresas é outra e a contratação de idosos é vista com bons olhos. Com as mudanças econômicas, políticas e sociais hoje as pessoas chegam à terceira idade com mais saúde, conhecimento e disposição.“Além disso, os idosos sentem a necessidade de trabalhar para incrementar a renda, pois o valor recebido da aposentadoria e da pensão muitas vezes não é suficiente para cobrir os gatos familiares”, observa. 

As principais vantagens de contratar uma pessoa mais experiente são suas características pessoais, como gentileza, paciência, cortesia, atenção,tolerância e responsabilidade. “Os mais velhos são assíduos, tem equilíbrio para resolver qualquer questão e possuem mais zelo ao cumprir suas tarefas. A força de vontade em mostrar resultados e o clima agradável que ajudam a construir no ambiente organizacional também são fatores positivos”, aponta. 

As eventuais desvantagens são compensadas por outros aspectos, como abaixa rotatividade, prioridade em filas para as pessoas com mais de 60 anos,transporte gratuito para quem tem acima de 65 anos e a experiência adquirida durante a vida. “A legislação não prevê nenhuma diferença nos direitos,obrigações e deveres na contratação de uma pessoa aposentada. O benefício de quem se aposentou por tempo de serviço ou idade não sofre nenhuma alteração.Somente quem é aposentado por invalidez perde o direito ao benefício”, explica. 
As empresas aproveitam essa mão-de-obra disponível para agregar valor a negócio, especialmente quando o assunto é projeto social. Contratar idosos é uma forma de contribuir com a sociedade, já que há significativa melhora na qualidade de vida dessas pessoas. “Até o consumo de medicamentos diminui. A vida ativa promove muitos benefícios e os relacionamentos sociais, enriquecidos com o trabalho, trazem mais alegria a vida dos idosos. Afinal trabalhar é uma possibilidade de renovar a carreira, realizar sonhos antigos e se sentir útil a sociedade”, acrescenta.