Foi lançada nesta segunda-feira uma ferramenta on line que vai possibilitar a rápida troca de informações entre gestores e profissionais de saúde sobre a Saúde do Idoso.
No chamado Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso, vai ser possível acompanhar em tempo real as principais informações sobre: doenças, decretos, legislação, políticas públicas e programas sobre o idoso em todos os estados e municípios do País.
A novidade é fruto de uma parceria do Ministério da Saúde com o Laboratório de Informações em Saúde da Fiocruz.
Segundo a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado, essa ferramenta vai estar disponível no Portal Saúde para toda a população e as informações serão atualizadas em tempo real pelos gestores e profissionais de saúde.
"Nós vamos poder trabalhar, inclusive, com ações de prevenção, então pra nós enquanto Ministério da Saúde, para os estados e para os municípios, a ferramenta será de uma importância tremenda.
Eu acho que é um ganho para todos nós, é um ganho para as políticas públicas, é um ganho para o Ministério da Saúde, é um ganho para os idosos, para a população idosa, porque vai dar visibilidade nas ações que estão sendo desenvolvidas, vai dar visibilidade para os profissionais de saúde, para os gestores e para a própria população."
Atualmente, existem no Brasil aproximadamente 21 milhões de idosos.A expectativa é que em 2025, esse número chegue a 32 milhões, quando o Brasil ocupará o sexto lugar no mundo em população idosa.