segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ciclo de palestras sobre Alzheimer marca Semana do Idoso em Barra Mansa (RJ)


A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Centro de Referência do Idoso e da Secretaria Saúde, promoverá esta semana um ciclo de palestras sobre o Alzheimer com o objetivo de conscientizar a população sobre o que é a doença e divulgar informações importantes, especialmente aos cuidadores e familiares de pacientes.
A iniciativa faz parte da Semana do Idoso, que conta com atividades para lembrar o Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro). As palestras terão início hoje e seguem até sexta-feira, e serão ministradas pela equipe multidisciplinar do Programa de Atendimento ao Paciente com Doença de  Alzheimer.
O programa, que funciona no Centro do Referência do Idoso desde 2008, atualmente atende a cerca de 800 pessoas, inclusive com a distribuição gratuita de medicamentos de alto custo a 80% do total de pacientes. Segundo o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato (PMDB), Barra Mansa é uma das poucas cidades do estado do Rio que possuem um atendimento específico para pacientes com Alzheimer. 
- É muito importante que se façam reflexões em torno do Alzheimer, que na maioria dos casos afeta pessoas idosas, e que os órgãos de saúde pública realizem iniciativas para informar e conscientizar a população sobre seus sintomas e formas de tratamento. Um das prioridades do nosso governo é a valorização do ser humano, e temos certeza de que com essas ações estamos no caminho certo para oferecer um acolhimento justo e um atendimento de qualidade para todos que sofrem com esse problema - comentou o prefeito.
De acordo com a coordenadora do Centro do Idoso, Ana Maria de Paula Calderone, as palestras também terão por finalidade informar as famílias menos favorecidas com relação ao acompanhamento gratuito oferecido no centro. Além disso, as datas também serão lembradas com o Baile do Idoso, que acontece na quarta-feira, às 15 horas, e o minicurso sobre Análise de Rótulos, ministrado pela nutricionista Ana Carolina Rocha e o "Bingão da Memória", que acontecem na sexta-feira, nos horários de 8h30 e 14 horas, respectivamente. 
- Muitas pessoas, por questões financeiras e por falta de informação, deixam o Alzheimer passar despercebido e acreditam que a pessoa doente está apenas com alguma demência, em função da idade. Por isso nossa preocupação em divulgar os sintomas, os meios e a importância do tratamento que, iniciado logo que o problema é diagnosticado, pode amenizar o sofrimento tanto do paciente quanto de seus familiares. As palestras com a nossa equipe multidisciplinar são abertas ao público, e convidamos a todos a participar e se informar sobre o Alzheimer - enfatiza Ana Maria. 
As palestras, que terão início sempre a partir das 8h30, serão ministradas por psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, musicoterapeutas, geriatras, assistentes sociais, endocrinologistas, técnicos de enfermagem, neurologista e pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Letícia Loesch. Entre os temas abordados se encontram "Entendendo o Alzheimer"; "Direito dos Idosos"; "Reabilitação da Memória no Alzheimer"; "Cuidados da Enfermagem"; "Exercícios Fisioterápicos para Alzheimer" e "Esclarecendo a Doença de Alzheimer", entre outros.