quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Especialista alerta para o aumento rápido da população de idosos e a falta de políticas públicas específicas


Médico Renato Veras proferiu a conferência magna de abertura do Congresso Internacional em Saúde na noite de ontem

“O Brasil não pára de envelhecer, vivemos um novo momento em que o foco recai sobre a população idosa”. Esta constatação permeou toda a fala do médico Renato Veras, que proferiu a Conferência Magna do 1º Congresso Internacional em Saúde da UNIJUÍ, na noite de terça-feira, 16, no Salão de Atos da UNIJUÍ. Veras trouxe dados do envelhecimento no país e a necessidade de políticas públicas voltadas a este público, que englobem um aspecto mais amplo, contemplando as áreas da saúde, recursos humanos, acessibilidade, esporte e lazer.

O pesquisador afirmou que nos últimos 20 anos o Brasil mudou seu perfil demográfico da sociedade, de uma forma muito rápida, atualmente há cada vez mais idosos e menos crianças. “Essa mudança rápida vai continuar acontecendo gradativamente, e precisamos estar preparados para este novo contexto, com políticas públicas voltadas para isso. As universidades precisam ter disciplinas de gerontologia, os governos precisam dar acessibilidade e os médicos precisam estar melhores preparados para atender este novo contingente de pessoas que só cresce”, afirma o médico.

Veras também destacou a necessidade de qualificação de profissionais nas diferentes áreas da Saúde para tratar desta população de idosos que só cresce. “A cada ano, são 700 mil novos idosos no país”, observou, acrescentando que em 2020, o Brasil deverá estar ocupando a sexta posição dentre os países com a maior população idosa no mundo. Segundo o especialista, a ampliação do tempo de vida apresenta muitos desafios aos profissionais da saúde e aos legisladores, dentre os quais se destacam o novo padrão de doenças (crônicas), os custos crescentes, um modelo assistencial anacrônico e inadequado e a carência de profissionais habilitados. Das 175 escolas de Medicina do país, apenas 20 trazem componentes específicos de Gerontologia na graduação, cabendo aos médicos buscarem a especialização nesta área somente após a graduação, com especializações e residências na área.

O especialista atua nas áreas de Saúde Coletiva e Gerontologia. Sua área de pesquisa é “Envelhecimento e Modelos Preventivos na Terceira Idade”, onde tem vários artigos publicados nas principais revistas científicas. É pesquisador do CNPq e consultor de algumas agências e órgãos nacionais e internacionais. Nos últimos anos, tem se dedicado à criação de modelos de assistência integral para os idosos. Publicou alguns livros, entre eles “País Jovem com Cabelos Brancos” e ”Gestão Contemporânea em Saúde”.
Um grande público da área da saúde prestigiou o evento e lotou o Salão de Atos da UNIJUÍ.

A programação do Congresso Internacional em Saúde prossegue até quinta-feira e tem como tema principal Saúde e Envelhecimento. O evento é promovido pelo Departamento de Ciências da Vida, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).