segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pesquisa publicada pelo INCOR aponta que a vacina contra gripe ajuda a reduzir infarto em idosos

02/05/2011 - 11:47

Pesquisa do Instituto do Coração (Incor) aponta que a vacina contra o vírus H1N1 e para outras dois tipos de gripe podem prevenir o infarto em idosos com problemas cardíacos. “Melhor agora, fora a gripe que faz tempo que não tenho, o infarto é um medo. Toda vez que tenho dor de cabeça, fico pensando, será que é”, disse a aposentada Nirce Teixeira, que tomou a vacina contra a gripe.


Os pesquisadores compararam índices de morte de idosos por doenças cardiovasculares antes e depois e do início da Campanha Contra a Gripe. A vacinação começou em 1998 no Estado de São Paulo e de lá para cá ajudou a reduzir em 20% o índice de mortalidade por infarto. Muitos idosos têm problemas por incremento de colesterol e se contaminadas com o vírus influenza podem sofrer um infarto. 
“Sabemos que tem limitações, mas é um estudo semelhante publicado no exterior.

Isso não significa que quem tomar a vacina não terá mais infarto”, disse a diretora de imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Helena Sato. Os pesquisadores lembram que a vacina apenas ajuda, e que os idosos precisam tomar outros cuidados para manter a saúde. Como dieta saudável e exercícios diários. Vale lembrar que o maior benefício para todas as pessoas que tomam a vacina é a redução da internação e da pneumonia. Nas regiões de Campinas e Piracicaba já foram vacinadas 187 mil pessoas, número considerado dentro do esperado.