quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palestras no HU/ Hospital Universitário - USP orientam população sobre quedas de idosos


A primeira palestra, dia 27 de abril, será sobre o Mal de Parkinson e tem como palestrante a neurologista Angelina Lino. Dia 25 de maio haverá duas palestrantes: a nutricionista Evelyn Kaoru N. Aguchiku, que falará sobre a importância da alimentação na prevenção de quedas, e a fisioterapeuta Fabiana Mara Branco, que ensinará como usar corretamente bengalas, muletas e andadores.

O evento do dia 29 de junho será especial, fazendo parte da Semana Mundial de Prevenção de Quedas. Estão previstas para o dia atividades multidisciplinares como oficinas de exercícios físicos, com professores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP; oficina de prevenção de quedas em uma casa montada por alunos de terapia ocupacional da Universidade; além da exibição de uma peça teatral, feita por profissionais de farmácia e fisioterapia, e de avaliação nutricional, que será feita por nutricionistas.

Segundo o médico Egídio Lima Dórea, coordenador do ciclo de palestras, o evento surgiu “da necessidade de alertar e conscientizar a população” - o que inclui também profissionais. “[Esse problema] ainda passa despercebido até mesmo para os profissionais envolvidos com a saúde”.

Para pessoas jovens as quedas são normais, parte da vida. Mas para a população idosa é um marco. O cair, para um idoso, pode significar muito mais que um simples arranhão - pode levar à perda de autonomia.

As quedas são a terceira maior causa de mortes por fator externo; a primeira em internações na população idosa. Além disso, idosos que caem têm o dobro de chances de morrer que aqueles que não caem. Dos idosos brasileiros que caem (cerca de 30%), aproximadamente metade voltam a cair no ano que se segue - e com o aumento da qualidade de vida do brasileiro esses números e estatísticas tendem, infelizmente, a aumentar também. “Além disto é uma causa significativa de perda de funcionalidade e ingresso em casas de repouso”, completa Dórea.

Serviço
O evento acontece no Hospital Universitário da USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 2565, Cidade Universitária, São Paulo) entre os dias 27 de abril e 29 de junho. Veja a programação:

- Dia 27/04, às 13h30: "Doença de Parkinson: conceitos gerais e relação com quedas" - Angelina Lino
- Dia 25/05, às 14h00: "A importância da alimentação na prevenção de quedas" - Evelyn Kaoru N. Aguchiku
- Dia 25/05, às 14h30: "O uso correto de bengala, muleta e andador" - Fabiana Mara Branco
- Dia 29/06: a programação completa ainda está em definição.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas com antecedência pelo telefone (11) 3091-9200  (11) 3091-9200 É necessário informar o RG.