segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pacientes acamados devem agendar vacina contra gripe

Visita dos agentes de saúde na residência pode ser feita com antecedência por telefone
O agendamento de pacientes acamados para a vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (4) em Campinas e região. O cadastro é para programar a vista dos agentes de saúde para efetuar a vacinação nas residências. A campanha de vacinação inicia no dia 25 e vai até o dia 13 de maio.


Em Campinas, o agendamento deve ser feito nas próprias Unidades Básica de Saúde (UBS) do bairro. Os moradores também podem fazer o agendamento pelo telefone dos postos de saúde.

O agendamento em Vinhedo para visita dos agentes de saúde para receberem a vacina contra a gripe, os responsáveis pelos idosos devem comparecer pessoalmente na UBS mais próxima do local aonde reside, no horário de funcionamento de cada posto, para informar os dados e endereço da pessoa que vai receber a imunização. As enfermeiras irão percorrer os locais agendados a partir do dia 2 de maio. Para tirar dúvida, as pessoas podem ligar para o telefone (19) 3876-6777.

Responsáveis pelos acamados em Piracicaba devem ligar para Vigilância Epidemiológica e cadastrar os idosos. O telefone é o (19) 3437-7528. O agendamento pode ser feito até o dia 10 de maio e o atendimento vai ser a partir do dia 14 de maio.

Em Limeira, o agendamento também deve ser feto na vigilância, pelos telefones: (19) 3442-5984 ou (19) 3441-1914. O agente de saúde fará algumas perguntas pelo telefone, para certificar mesmo se o idoso está acamado e então concretizará o agendamento. Ainda não há prazo para o fim das ligações.


Quem será vacinado
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde. Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.

Contraindicações
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.