terça-feira, 5 de abril de 2011

Em Pernambuco, serviços de Apoio aos idosos


O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) é um órgão formado por representantes da sociedade civil e do governo com o objetivo de analisar denúncias e discutir encaminhamento aos órgãos competentes, além de pensar em polítcas públicas para os idosos. O Cedi fica na Av. Norte, 2944, Rosarinho. O contato pode ser feito através do e-mail: cedi@sedsdh.pe.gov.br.

Mais informações: (81) 3243-5296


O Juizado do Idoso é fruto de uma parceria entre o Ministério Público de Pernambuco e o Tribunal de Justiça de Pernambuco. A ele cabe julgar infrações penais de menor potencial ofensivo, nas quais o autor e ou a vítima sejam pessoas com 60 anos de idade ou mais. O Juizado está localizado no Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Av. Viconde de Suassuna, 99, Boa Vista.

Mais informações: (81) 3423-0146 ou (81) 3303-2828


No Recife, há uma Delegacia de Polícia que atende exclusivamente ocorrências relativas a idosos. A Delegacia do Idoso tem como delegado titular Eronildo Rodolfo de Farias e fica instalada na rua da Glória, 301, Boa Vista. O contato pode ser feito pelos e-mails dp.idoso@sds.pe.gov.br e eronildo@sds.pe.gov.br

Mais informações: (81) 3184-3777 ou (81) 3184-3771.


Na Universidade Aberta à Terceira idade (UnATI) , projeto que faz parte do Proidoso, programa da Pró-reitoria de Extensão da UFPE, são promovidos cursos de extensão gratuitos para quem tem mais de 60 anos. As aulas acontecem uma vez por semana. O quadro de cursos varia a cada semestre, em função da disponibilidade de voluntários, mas costuma incluir aulas como yoga, idiomas, dança do ventre, dança de salão, informática, xadrez, pintura em telas, pintura em tecido, bijuteria, artesanato, origami, reciclagem e poesia. Cada pessoa só pode se inscrever em um curso por semestre. O período de orientação de matrícula para o primeiro semestre de 2011 já encerraram, mas serão retomados em agosto. A UnATI fica no Centro de Ciências da Saúde, no campus da UFPE. 

Mais informações: (81) 2126-8538


No Núcleo de Articulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa (Naisci), alguns projetos voltados para o público idoso são realizados gratuitamente, como o Projeto Escola do Estatuto - um curso sobre os direitos e deveres dos idosos; Projeto Envelhecimento Ativo - com oficinas de leitura e memorização, jogos e raciocínio lógico, expressão corporal e atividades psicomotoras, etc; além de oficinas de dança e cultura popular. O Naisci fica no 3º andar do Pavilhão Olvídio Montenegro, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro - Recife - PE).

Mais informações: (81) 3184-1464


Nas várias unidades do Sesc Pernambuco o Grupo Aconchego da Terceira Idade se reúne semanalmente para a realização de palestras, debates, oficinas, viagens e confraternizações. O grupo é coordenado por assistentes sociais e qualquer pessoa de mais de 50 anos pode participar, após o pagamento de uma taxa. No Sesc também são oferecidas atividades esportivas como natação, musculação e hidroginástica. Além disso, a partir dos grupos de terceira idade são formados grupos de teatro, dança e coral, que se apresentam em eventos. Rua 13 de Maio, nº 455, Santo Amaro – Recife.

Mais informações: (81) 3216-1616


No Núcleo de Informática do Senac Pernambuco são oferecidos diversos cursos para a Boa Idade, entre eles Informática, Internet, CorelDraw, PowerPoint e Excel. O Senac fica na Avenida Visconde de Suassuna, nº 500, em Santo Amaro.

Mais informações: 0800.081.1688 e (81) 3413-6680.


Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), existe o Programa Universidade Não Tem Idade, que oferece semestralmente cursos de extensão. Entre eles, alguns são voltados para esse público, como informática ou idiomas. A Unicap fica na Rua do Principe, 526 - Boa Vista – Recife.

Mais informações: (81) 2119-4140


Na Faculdade Guararapes, o projeto Guararapes Terceira Idade (GuaTI) promove ações tendo em vista a qualidade de vida do idoso. São oferecidas aulas de informática, idiomas, música, dança, teatro, hidroginástica, natação, pintura em tela e artesanato, entre outras modalidades. A Faculdade Guararapes fica na Rua Comendador José Didier, N° 27, Piedade. 

Mais informações: (81) 3461-5504.


Na Hobbymania há aulas de pintura em porcelana, tela, tecido, bordados, pintura em gesso e pintura em madeira. Não há turmas voltadas especificamente para idosos, mas essa faixa etária compõe boa parte da clientela. Avenida Doutor Malaquias, 72 – Jaqueira.

Mais informações: (81) 3427-6944


Na escola de idiomas Transworld, os idosos têm desconto de 50% na mensalidade, fazendo o curso chamado Melhor Idade. As aulas são de inglês, mas também podem ser abertas turmas de espanhol e francês, se houver demanda. Existem três unidades da Transworld: Av. Conde da Boa Vista, 1460, Boa Vista - Telefone: 3302-6120; Avenida Getúlio Vargas, 999, Bairro Novo, Olinda - Telefone: 3302-5232; Avenida Dr José rufino, 2184, Barro.

Mais informações: (81) 3455-4075.


A Central de Intercâmbio (CI) oferece cursos de idiomas no exterior para pessoas acima de 60 anos . Os interessados em aprender inglês, espanhol, francês ou italiano podem ir para a Inglaterra, Espanha, Itália, França, Malta e Nova Zelândia. O viajante decide o local de acomodação, que pode ser casa de família ou hotel. O programa acontece duas ou três vezes por ano, em datas específicas. A CI fica na Rua Carlos Pereira Falcão, 218 - Boa Viagem.

Mais informações: (81) 3326-4858.


O Student Travel Bureau (STB) tem vários pacotes especiais de cursos de idiomas no exterior para a terceira idade, entre eles aulas de espanhol com atividades culturais, aulas de inglês com lições de dança, aulas de italiano com excursões e aulas de inglês com yoga. Rua Padre Bernardino Pessoa, 266 - Boa Viagem. 

Mais informações:(81) 2123-4522.

O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo que estimula brasileiros acima de 60 anos a viajar pelo País no período de baixa ocupação. Pacotes especiais e descontos em hotéis e pousadas fazem parte do programa.

A Faculdade Damas oferece cinco cursos de extensão para idosos, com aulas começando no dia 11 de abril. Os alunos podem optar entre os cursos de espanhol musicado, decoração básica, noções básicas de informática, oficina da voz e terapia comunitária: o poder das redes de interação entre as pessoas. As aulas, ministradas por especialistas, serão semanais e o curso dura um semestre. O investimento mensal é de R$ 100. 

Mais informações: (81) 3426 5026.