segunda-feira, 28 de março de 2011

Atividades Corporais Gratuitas para Idosos na Universidade São Judas

usjt-logoA Universidade São Judas está com inscrições abertas para o Programa de Atividades Corporais Gratuitas para Idosos, que tem como objetivo proporcionar através de atividades corporais, benefícios em relação à percepção do próprio corpo, melhorando a autoestima e o cotidiano de pessoas a partir de 60 anos. O projeto inédito é voltado para o bem-estar físico e emocional da Melhor Idade.
As vagas são limitadas e inscrições podem ser realizadas por pessoas de ambos os sexos, até o dia 31 de março. Mais informações podem ser obtidas através do fone (11) 2799-1999 begin_of_the_skype_highlighting (11) 2799-1999 end_of_the_skype_highlighting, ramal 1494.

O Programa é realizado em grupo, com pessoas de ambos os sexos, e acontece às segundas e quintas-feiras, das 10h às 11h, na Unidade Mooca da Universidade São Judas, sala T03A. Os interessados participarão de uma entrevista prévia e avaliações iniciais (teste de percepção corporal, equilíbrio, agilidade, força e qualidade de vida), e um protocolo de atividades ritmadas, que terão início no dia 04 de abril de 2011. As inscrições serão encerradas após o preenchimento das 30 vagas disponíveis para o primeiro semestre. Os exercícios são acompanhados por profissionais de Educação Física da Universidade.

As atividades ritmadas (reconhecimento e percepção dos segmentos corporais, coordenação motora, fortalecimento muscular, equilíbrio), e movimentos que simulam as situações do dia a dia como levantar, sentar, deitar, carregar, calçar, são praticados ao som de músicas instrumentais, que oferecem oportunidade aos idosos de desenvolver suas capacidades físicas para a execução das atividades da vida diária num ambiente descontraído e alegre. A música além de ser utilizada como estímulo para a execução das atividades, "dita" a velocidade e ritmo dos movimentos.

De acordo com Eliane Florêncio Gama, responsável pelo projeto e coordenadora do Laboratório de Percepção Corporal e Movimento da São Judas, “o Programa foi desenvolvido pela aluna de Mestrado em Educação Física da USJT, Emy Suelen Pereira, para promover a prática de atividades corporais que visam melhorar as condições físicas da população idosa, nos seguintes parâmetros: equilíbrio corporal, força muscular, agilidade e percepção corporal, propiciando uma melhor qualidade de vida”. Eliane também é docente dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Educação Física, e Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.