terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Faculdades Aberta para 3a. Idade 2011.


Eis que o ano começa e, dentro de algumas semanas, vem o período da volta às aulas! Não, não estamos falando da escola dos nossos filhos ou netos, mas, sim, das faculdades que oferecem cursos voltados especialmente para a 3ª idade.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje uma população de aproximadamente 21 milhões de pessoas que atingiram a idade de 60 anos ou mais, o que comprovam que os idosos estão cada vez mais ativos.

De acordo com essa realidade, muitas instituições de ensino superior estão oferecendo cursos especialmente desenvolvidos para a essa faixa etária.

“Os cursos de extensão são, acima de tudo, um serviço social. Eles têm o poder de reintegrar as pessoas de mais idade à comunidade e contribuir para que cada uma delas reconquiste sua identidade pessoal e seu espaço no coletivo. Percebe-se que no Brasil ainda há resistência por parte dos indivíduos em encarar a terceira idade de forma positiva, e os cursos têm, também, o papel de conscientizar essas pessoas de que elas têm direitos e podem iniciar uma nova fase da vida em qualquer idade”, afirma Cristina Fogaça, presidente da Associação das Universidades e Faculdades Abertas para a Terceira Idade (Aufati).

Estas instituições, que estão crescendo em número de alunos e, principalmente, em qualidade de ensino, deixaram de ser uma “excursão da terceira idade” ou um “curso para velhos”. São cursos para quem quer reciclar conhecimento.

“Cursar uma faculdade para a terceira idade é uma oportunidade de mostrar e resgatar a importância da qualidade de vida e o valor social dos alunos”, afirma Dario Vedana, gerente de marketing da Fapcom (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), em São Paulo, que desde 2005 oferece cursos livres para a 3ª idade.

Várias faculdades oferecem programas voltados a pessoas com idade mínima de 60 anos. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP), por exemplo, oferecerá, para o primeiro semestre de 2011, palestras com o tema “Universidade Aberta à Terceira Idade”, com o objetivo de possibilitar ao público da terceira idade aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.

A Universidade São Judas (SP) também abre as inscrições para seu curso“Universidade Aberta à Maturidade”. O curso tem como objetivo auxiliar na compreensão do processo de amadurecimento em toda sua amplitude (biológico, psicológico e social), no conhecimento de novos caminhos para lidar com questões de saúde e psicossociais, bem como no acompanhamento das transformações do mundo atual.

FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação)
Curso da Melhor Idade 2011
Disciplinas: saúde, psicologia, informática, canto coral, comunicação social, cinema e teatro
Início das inscrições: 17/01/2011
Início das aulas: 08/02/2011
Endereço: Rua Major Maragliano, 191 (próximo das estações Vila Mariana e Ana Rosa do metrô)
Informações: 0800 709 8707, das 9h às 16h
Sitehttp://www.fapcom.com.br


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (USP)
Ciclo de palestras sobre o tema “Universidade Aberta à Terceira Idade”
Período: primeiro semestre de 2011 (março a junho)
Duração de cada palestra: 2h30min
Inscrições abertas
Informações: Comissão de Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária - FEAUSP
Fone: (11) 3091-5872, tratar com Rose

Universidade São Judas
Curso “Universidade Aberta à Maturidade”
Início: 08 de fevereiro de 2011
Período: As aulas são ministradas às terças e quintas, das 14h às 17h e às quartas-feiras, das 14h às 16h
Não é necessário vestibular ou qualquer prova de seleção, nem quaisquer certificados ou diplomas de cursos anteriores.
Informações e Inscrições:
Local: Universidade São Judas - Unidade Mooca – 1º andar – sala 105A
Rua Taquari, 546 Mooca (próximo à estação Bresser do metrô)
Fone: 11 2799-1677
Sitehttp://www.usjt.br/