quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Teatro em Sorocaba (SP) - Ser tão caipira - Única apresentação

As línguas regionais são veneráveis relíquias entesouradas no falar de comunidades rurais depositárias de uma longa tradição autóctone ameaçada de extinção.

Diego Catalán Menendez
Sia Santa apresenta

‘Ser Tão Caipira’

A prosa, a viola, os causos, a música, a poesia e o cafezinho do capira, que com seu jeito de falar vai revelando que a riqueza de uma língua está na sua diversidade, pois não há certo nem errado em matéria de sotaque...

„Ser Tão Caipira‟ é a estória do caipira Januário (Edson Lozano) que recebe a visita

do amigo da cidade (Agnaldo Araújo) violeiro cantador e médico de animais. São 60 minutos envoltos em uma atmosfera de total brasilidade, num passeio pela alma da cultura caipira, com direito a um cafezinho, coado e servido na hora aos espectadores, pelo próprio Januário, num ambiente descontraído e generoso.
Um resgate do genuíno dialeto caipira enfatizando a simplicidade cabocla, numa deliciosa coletânea de causos, ora em prosa, ora em verso, entoando algumas modas

do cancioneiro, como: Rancho Fundo, Chapéu de Palha, Lampião de Gás, etc.
A cada novo causo e nova moda, o universo caipira vai fluindo com o humor inocente do caboclo, colocando o público em contato com a pureza e o encantamento da musica com a sonoridade da “lingüística caipira”.
A ambientação cenográfica é um pequeno rancho onde vive o solteirão Januário. O espetáculo é recomendado aos maiores de 13 anos.

Ficha Técnica:

Pesquisa, Direção e Atuação: Edson Lozano
Parceria, Canto e Viola Caipira: Agnaldo Araújo
Iluminação e Animação: Bete Bastos e Darcy Rodriguez
Apoio: Dina Dutra e Valéria Rachel
Produção: Companhia de Teatro SIA SANTA