sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Unifesp recruta voluntários para pesquisa clínica

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, oferece vagas para voluntários nas seguintes áreas:
PESQUISA DE TRATAMENTO AO ALCOOLISMO
O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) está recrutando homens e mulheres, com idade entre 18 e 65 anos, para participarem de uma pesquisa clínica sobre o tratamento do álcool.
Os voluntários devem apresentar problemas relacionados ao uso de bebidas alcoólicas, mesmo se já freqüentaram tratamentos anteriores.
Inscrições: (11) 5083-1084, falar com Valéria.
NOVA VACINA CONTRA H1N1 PARA DIABÉTICOS
O Nupeq (Núcleo de Pesquisas em Geriatria Clínica e Prevenção) da Unifesp está cadastrando voluntários diabéticos para um estudo que tem como objetivo desenvolver uma nova vacina para maior proteção contra a gripe H1N1 e outros vírus que podem circular neste período de inverno. Podem participar pessoas com idade entre 18 e 70 anos com diabetes que ainda não tenham tomado vacina contra H1N1 ou que tenham tomado a vacina há mais de 90 dias.
Os voluntários passarão por uma consulta e poderão receber a vacina gratuitamente, tendo a oportunidade de serem acompanhados, sem nenhum custo, por equipe médica altamente especializada.
Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 5579-0400 (falar com Fabíola ou Fernanda) das 8h30 às 17h00, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail regulatorio.nupeq@gmail.com.
EFEITOS DO LASER NO DESEMPENHO MUSCULAR DE IDOSAS
Mulheres de 60 anos a 70 anos, clinicamente saudáveis, não portadoras de diabetes descompensada e hipertensão arterial descontrolada, IMC menor ou igual a 27 poderão participar de estudo do Departamento de Fisioterapia da Unifesp Baixada Santista que compreende um programa de exercício muscular de treinamento de força para pernas associado à terapia laser (terapia de fisioterapia). O programa terá duração de nove semanas e as voluntárias deverão ser capazes de realizar atividade de musculação para as pernas, ou seja, não poderão apresentar lesão ou afecção que impossibilite o treinamento físico. Não poderão participar mulheres com história prévia de algum grau de lesão muscular no quadríceps femoral, diagnóstico de pneumopatias e presença de doenças ortopédicas e reumáticas que possam impedir a realização do treinamento físico. Os treinamentos e aplicação de terapia laser serão realizados individualmente às terças e quintas-feiras.
Inscrição:
Entrar em contato para agendar avaliação pelo telefone: (13) 91182468 – falar com Patrícia
DOR EM PACIENTES NA PÓS-MENOPAUSA COM FIBROMIALGIA
O Ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa, do Departamento de Ginecologia da UNIFESP está recrutando mulheres para participar de uma pesquisa para verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia. As voluntárias se submeterão a quatro meses de atividade física três vezes por semana e responderão a um questionário que avaliará a dor subjetiva.
As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano na pós menopausa, serem portadoras de fibromialgia e sedentárias. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal.
A triagem das voluntárias será feita no ambulatório do Climatério Rua Embaú, 66 – Vila Clementino nas quartas-feiras das 14h00 às 17h00 e nas quintas-feiras das 8hs às 11h00. Informações pelos telefones: 3341-3608 / 9734-9126 / 6692-9598 com Nelma Menezes. Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas.
EFEITOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES EM HIPERTENSOS
O Departamento de Medicina Translacional da UNIFESP está recrutando voluntários para pesquisa sobre os efeitos de suplementos alimentares (aminoácido L-arginina) na pressão arterial pós-exercício em indivíduos hipertensos. Podem se candidatar às vagas homens hipertensos, com idade entre 30 e 55 anos, não fumantes, que não façam uso de nenhum tipo de suplemento alimentar, sem problemas ortopédicos e que não pratiquem exercícios físicos (sedentários).
Os voluntários devem ter disponibilidade na parte da manhã para realização dos testes. Serão realizados exames de sangue e avaliação física gratuitamente. Há 20 vagas disponíveis.
Os interessados podem entrar em contato com Marcos Antonio do Nascimento, entre 8h e 17h, no telefone 5084-6836, ramal 27 ou pelo e-mail marcosanascimento@uol.com.br.
TRATAMENTO PARA TDAH
O Centro Paulista de Neuropsicologia, do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, está com inscrições abertas para adolescentes já diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) que possam fazer parte dos grupos de terapia. Durante 20 semanas, quatro grupos de 5 pessoas participam de atividades variadas e paralelamente há um trabalho de orientação para os pais. O mesmo projeto, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), também está com inscrições abertas para adolescentes daquele estado e os resultados serão agrupados, tendo como objetivo apontar os impactos dos tratamentos propostos sobre participantes de diferentes realidades.
Inscrições: para projeto de tratamento em São Paulo:
Centro Paulista de Neuropsicologia da Unifesp
Rua Embaú, 54
Telefone: (11) 5549-6899 / 8476
Publicado em: 24 setembro, 2010