quinta-feira, 2 de setembro de 2010

HC de São Paulo promove palestras gratuitas sobre doenças auditivas

Barulho acima de 115 decibéis pode causar lesões auditivas em um minuto.

Ruído de ônibus em avenidas movimentadas chega a 116 decibéis.


O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP promove na quinta-feira (2) palestras gratuitas sobre surdez, distúrbios do equilíbrio e zumbido, entre outros temas relacionados a doenças auditivas. No encontro, médicos vão demonstrar que situações comuns, como o trânsito de grandes avenidas e o uso de fones para ouvir música, podem trazer graves problemas.



Hoje, são encontrados jovens com lesão na orelha semelhante à de um serralheiro que trabalha há 15 anos sem proteção"

Mara Gândara, otorrinolaringologista do HC

Ruídos acima de 85 decibéis podem ser tolerados pelo ouvido humano por até oito horas seguidas de exposição, explica nota da Secretaria de Estado da Saúde. Mas barulhos superiores a 115 decibéis podem causar lesões auditivas em um minuto. Em grandes avenidas, como, por exemplo, a Teodoro Sampaio, em São Paulo, os ruídos de ônibus chegam a 116 decibéis na subida.

“Muitos pais estão dando uma surdez ao filho ao presenteá-lo com um Ipod ou um MP3”, alerta Mara Gândara, otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas. O fone faz com que a música entre pelo condutor auditivo externo e jogue o som alto direto na membrana timpânica, podendo chegar a 120 decibéis sem ter por onde dispersar, explica a especialista em audição. “Hoje, são encontrados jovens com lesão na orelha semelhante à de um serralheiro que trabalha há 15 anos sem proteção”, compara.

O evento será realizado no Auditório Amarelo do Centro de Convenções Rebouças (Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 23, perto do HC), das 8 às 17 horas.

Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone: (11) 3068-9855 e (11) 3068-9855