segunda-feira, 17 de maio de 2010

“AtivIdoso - Espaço livre para a terceira idade” - Sorocaba - SP

Nos próximos dias 20 e 21, das 8h30 às 18h, no Parque dos Espanhóis (rua Campos Salles - Vila Assis), a Secretaria de Cidadania - por meio da Seção de Apoio ao Idoso - e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), promove o projeto “AtivIdoso - Espaço livre para a terceira idade”. IO objetivo é proporcionar mais uma oportunidade de interação social e orientar os sorocabanos com mais de 60 anos a ter mais qualidade de vida. “Queremos expor todo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura neste segmento e, principalmente, dar a oportunidade para que a população idosa da cidade demonstre as suas necessidades e habilidades”, destaca a secretária da Cidadania, Mazé Lima.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Sorocaba, Denise Lippi, o evento demonstra a atenção do Poder Público para com o idoso. “É a valorização dessas pessoas que estão na chamada melhor idade e ainda são muito produtivas, ajudam no sustento da família e têm muita disposição para aprender e para desfrutar da vida”, comenta.

Denise Lippi afirma que o evento tem um caráter social que proporcionará a oportunidade dos idosos interagirem e conhecerem pessoas. “Esta é a inclusão do idoso que queremos promover, sempre dando oportunidade para ele se atualizar sobre seus direitos, sobre cuidados com a saúde, prevenção de acidentes, entre outros assuntos, para que tenha mais qualidade de vida”, avalia Denise. Para isso, haverá vários apresentações artísticas, atendimentos na área da saúde, artesanato, alimentação, atividades físicas e várias outras ações de interesse social.

No mesmo espaço também será possível conhecer as atividades desenvolvidas pela Secretaria da Cidadania, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência da Mulher (Cerem), Conselho Municipal do Idoso e a Seção do Portador de Deficiência.

Já a Secretaria da Saúde (SES), vai disponibilizar aos participantes os serviços oferecidos no Ônibus da Mulher. Das 8h às 18h, as mulheres poderão realizar exames, receber orientações e vários outros serviços de saúde da mulher e do Programa de Planejamento Familiar.
A unidade oferece colheita de papanicolau, exame preventivo do câncer de colo de útero, procedimentos de enfermagem, exames de gravidez, agenda mamografias, orienta sobre métodos anticoncepcionais, entre outros serviços. Os homens que estiverem no evento também poderão fazer atendimentos na área de saúde.

Haverá ainda, no Parque dos Espanhóis, disponível aos idosos que lá comparecerem, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação contra a gripe comum e atividades de auriculoterapia (medicina alternativa).

O Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) também manterá um estande inflável durante o “AtivIdoso”, com orientações sobre autocuidado, prevenção e exames de HIV e sífilis. As equipes da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) e da Unip estarão no evento para orientar sobre prevenção de quedas em idosos. Essas atividades visam prevenir os acidentes mais comuns entre os idosos e que podem causar complicações graves e até levar ao óbito.

Outras atrações estão previstas na programação do AtivIdoso, como espaços para apresentações artísticas e atividades físicas e de lazer, como Tai-chi-chuan, Lian Gong (ginástica chinesa), danças circulares, vôlei adaptado, grupos de caminhada, jogos de mesa, aulas de culinária e artesanato. Já a Associação Pintura Solidária realizará uma oficina gratuita de pintura para os participantes do evento, além de cortes de cabelo gratuitos pelo Instituto Embelezze.