sábado, 23 de janeiro de 2010

Veja o que abre e o que fecha no feriado de 25 de janeiro em SP

CEUs terão atividades esportivas e culturais.

Na segunda-feira, a cidade completa 456 anos.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Parque do Ibirapuera é uma das opções de lazer no feriado (Foto: Paulo Toledo Piza/Arquivo G1)

Na segunda-feira (25), dia em que a cidade de São Paulo completa 456 anos, muitos serviços públicos não estarão abertos à população. No entanto, a diversão está garantida para a criançada, já que os Centros Educacionais Unificados (CEUs) e os Clubes da Cidade terão atividades esportivas e culturais.

Os teatros administrados pela Prefeitura estarão fechados, mas abrem alguns centros culturais, como o São Paulo, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a Divisão do Arquivo Histórico, o Balé da Cidade, a Escola de Bailado, a Escola Municipal de Música, a Escola de Iniciação Artística, a Orquestra Experimental de Repertório, bibliotecas, ônibus-bibliotecas e bosques da leitura.

Na Galeria Olido (no Centro), o Ponto de Leitura abrirá das 13h às 18h e a Sala Paissandu, das 9h30 às 21h30. Segundo a administração municipal, apenas o Parque da Luz permanecerá fechado.

Transportes

A Prefeitura informou que colocará 60% da frota de ônibus municipais nas ruas. O Metrô funcionará das 4h40 à meia-noite na segunda. Na terça (26), para facilitar a movimentação de quem chega à capital após o feriado, as operações começam mais cedo nas Linhas 1 e 3: às 4h. Na Linha 2, os trens começam a circular às 4h30. Lembrando que aos sábados as estações ficam abertas até 1h. Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionarão normalmente.

Hospitais e mercados

No feriado, hospitais, prontos-socorros e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas abrirão sem esquema especial. As AMAs e AMAs Especialidades abrem de segunda a sábado, inclusive no dia 25, das 7h às 19h. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltarão a funcionar somente na terça.

Quem pretende buscar algum serviço nas 31 subprefeituras da cidade ou nos centros de Apoio ao Trabalho também terá que esperar até terça, quando esses locais abrirão ao público. Os Centros de Apoio ao Trabalho não funcionarão.

Alguns mercados municipais estarão com as portas fechadas, como o Central Leste, o de Guaianases, o da Lapa, o da Penha e o de Santo Amaro, entre outros. Já o Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, abrirá seus boxes, lanchonetes e restaurantes. Funcionarão os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes, São Miguel e Freguesia do Ó. Não há feiras livres às segundas-feiras.

Assistência social

Vão funcionar os abrigos e casas de acolhida, a Central de Atendimento Permanente e de Emergência, os centros de referência da Criança e do Adolescente e o Centro de Acolhida, que ficam abertos 24 horas. Já o Centro de Referência de Cidadania do Idoso, o restaurante-escola São Paulo, os núcleos sócio-educativos e o Centro de Referência Ação Família fecham no feriado.