quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Campanha realizada em seis cidades marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide


Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória sediam mobilização nacional para conscientizar brasileiros sobre a doença, a importância do diagnóstico e tratamento

Uma campanha mundial, que no Brasil acontece simultaneamente em seis cidades brasileiras, marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide, comemorado em 12 de outubro (segunda-feira). Com o mote "Vamos trabalhar juntos", em 2009 a ação levará informações sobre a doença para milhares de pessoas em seis importantes cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória. Além de solucionar dúvidas com especialistas, a população receberá material informativo e participará de oficinas de origami. Embora já seja possível controlar a doença e oferecer aos pacientes uma boa qualidade de vida, a ideia da atividade é enfatizar a dificuldade que os portadores da artrite frequentemente encontram para realizar movimentos que exigem esforço das articulações.

A campanha é organizada por meio de uma parceria firmada entre a SBR - Sociedade Brasileira de Reumatologia e a farmacêutica Roche, com a efetiva participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. As tendas com os monitores e médicos serão instaladas em locais de grande circulação pública das seis regiões (ver abaixo). Os especialistas e monitores ficarão à disposição da população para esclarecer informações e tirar dúvidas sobre a doença, que no Brasil atinge cerca de um milhão e meio de pessoas.

Além da ação nas cidades, a SBR disponibiliza, este ano de forma inédita, um blog onde pessoas de todo o mundo, a qualquer momento, poderão acessar informações sobre o evento, a doença, além de dicas e entrevistas com especialistas. O blog pode ser acessado através do endereço www.diamundialdaar.com.br

Sobre o Dia Mundial e a artrite reumatóide

O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatoide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007 e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (www.worldarthritisday.org).

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

SERVIÇO:

Belo Horizonte:

Local:Praça JK

Horário: 9h às 14h

Brasília:

Local:Parque da Cidade (próximo a administração)

Horário: 8h às 15h

Fortaleza:

Local: Avenida Beira-Mar (próximo a Volta da Jurema)

Horário: 7h às 13h

Florianópolis:

Local: Avenida Beira-Mar Norte

Horário: 9h às 16h

Petrópolis:

Local: Praça da Liberdade

Horário: 9h às 15h

Vitória:

Local: Praça dos Namorados

Horário: 9h às 14h