sexta-feira, 3 de julho de 2009

Universidade para 3a. Idade - PUC-SP abre inscrições

A Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP trabalha com o princípio da Pedagogia do Prazer, que valoriza a participação do aluno e seu envolvimento no próprio aprendizado, "as universidades da terceira idade são uma oportunidade de resgatar os valores, a auto-estima e auto-imagem dessas pessoas. É também uma maneira de incentivá-las a lutar pelo respeito aos direitos dos idosos que assim, estarão exercendo o papel de cidadãos conscientes", afirma o professor Antônio Jordão Netto, que juntamente com o professor Fauze Saad coordena o curso.

Para ingressar no curso da PUC-SP, não são exigidas provas, exames, ou trabalhos obrigatórios de qualquer tipo. A partir dos 40 anos (sem limite superior), qualquer interessado pode se matricular e freqüentar as aulas e demais atividades curriculares e cursos optativos oferecidos a cada semestre como iniciação à informática, danças contemporâneas, oficina de canto coral, oficina de tai chi chuan e língua espanhola.

Sempre é tempo de aprender
Desde sua criação em 1991, já passaram pelo curso em torno de 4.500 alunos. Entre eles está Chaim Siche Kuperman, 94 anos, nascido na cidade de Safed, Palestina. Seu nome de batismo significa "Vida" e foi adaptado para Jayme no Brasil. Seu Jayme, como é conhecido pelos colegas de classe, é aluno há 12 anos da Universidade Aberta à Maturidade.

“Minha vida mudou muito depois que comecei o curso, fiquei mais falante, mais aberto. Eu chamo isso de terapia, todos da minha família adoram, meus netos sabem que eu estou me atualizando, assim eu os acompanho. Eles me convidam para jantar, almoçar, para sair, me ajudam no computador, tenho uma vida muito boa. Eu me sinto mais jovem, convido gente para ir à minha casa. Toda semana tenho convite para fazer alguma coisa. Ano passado fiz uma exposição filatélica no Clube Hebraica e milhares de pessoas foram visitar, tenho muitas coisas interessantes a mostrar. Eu me considero mais gente do que antes, parece que está tudo leve” completa.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.b