quinta-feira, 23 de maio de 2013

Por que as mulheres envelhecem mais devagar?



Que mulheres envelhecem mais devagar isso é verdade. Porém ficava aquela dúvida no ar: Não seria por causa dos cuidados extras que a mulher tem por si mesma? Os homens tem até mesmo a mania de dizer que mulher inventa doenças só para viver nos postos de saúde. Esse é um fator sim que implica nos anos a mais que elas vivem; A maioria dos homens só chegam no hospital carregado, já na "sombra" da morte. Mas... deixa de papo e vamos à pergunta: Por que as mulheres envelhecem mais devagar?
Segundo um estudo publicado na revista Immunity & Ageing, a resposta para o envelhe-cimento indolente das mulheres está no sistema imunológico das mesmas.

O estudo foi realizado da seguinte maneira: Colheram o sangue de 365 homens e mulheres, todos com saúde estável, e na faixa etária de 20 a 90 anos. Foram medidos os níveis deleucócitos e de proteínas conhecidas por citoquinas, que interagem com células dosistema imunitário para regular a resposta do organismo à doença.

Segundo o estudo, o número de neutrófilos diminuiu de acordo com o avanço da idade em ambos os sexos. Porém notaram uma diferença nos linfócitos T e linfócitos B que são responsáveis por produzir anticorpos e proteger o organismo de doenças.

Nas mulheres, a taxa dos linfócitos T e B declinam mais lentamente que nos homens. Tanto o número de linfócitos T CD4+ como os neutrófilos aumentaram com a idade, mas a taxa de aumento foi maior nas mulheres que nos homens. Foi igualmente observado que a taxa de declínio das citoquinas, IL-6 e IL-10, foi maior nos homens. Houve também uma diminuição dependente da idade nos eritrócitos dos homens e não nas mulheres.

“Os nossos resultados sugerem que a taxa de declínio mais lenta no sistema imunitário das mulheres é consistente com o facto de as mulheres terem uma maior longevidade que os homens”, defendem os investigadores.

Bom, então é isso. O motivo do envelhecimento mais tardio das mulheres está ligado ao sistema imunológico.