terça-feira, 21 de maio de 2013

Ministério da Saúde aumenta produção de dentaduras, mas não há investimento em saúde bucal, alerta especialista Paulo Ferraz


O Governo Federal anunciou há duas semanas um acordo que aumenta o número de laboratórios habilitados para produção das próteses totais, as chamadas dentaduras no Brasil, passando a produzir mais 4 mil unidades ao ano. Para o dentista, especialista em Reabilitação Estética e Doutor em prótese dental pela Universidade São Paulo (USP), Dr. Paulo Ferraz, a medida não ataca a raiz do problema e nem ajuda a mudar a cultura do brasileiro que nunca investe tempo e nem dinheiro, quando é mais jovem, para cuidar dos dentes.

"Não adianta propagandear o tratamento com próteses totais, a popular dentadura. O Governo Federal precisa investir em saúde bucal como um todo", alerta o especialista.

Segundo ele, quando se perde todos os dentes, o paciente além de perder eficiência na mastigação, tem também alterações na fala e na estética facial, fatos que geralmente afetam a autoestima. Após o tratamento, é comum o paciente enfrentar problemas com a estabilidade da prótese uma vez que, após a perda dos dentes, acelera-se o processo de reabsorção das bases ósseas, ou seja, as próteses passam a ficar folgadas.

Para ele, o Brasil vive um problema gravíssimo em relação à saúde bucal. "As pessoas não percebem que a falta de cuidados e saúde da boca interfere em todo o organismo. Um foco de infecção que se inicia num dente pode levar um paciente até à morte."

Por causa desta visão deturpada, o país ostenta hoje estatísticas tenebrosas na terceira idade. Estudos feitos pela Faculdade de Saúde Pública da USP, por exemplo, revelam que 80% dos idosos têm menos de 20 dentes. E 35% precisam de dentadura embora não tenham recurso para pagar pela prótese.  Os dados são de 2010.

O especialista ainda destaca que é uma contradição que a Odontologia tenha avançado tanto em técnica, reconhecimento internacional e em prevenção, e o país ainda fique discutindo o uso de dentadura. Hoje, segundo ele, as crianças já não têm mais cáries como tinham no passado e os idosos podem viver 100 anos com plena saúde bucal, especialmente com a eficácia dos implantes e a chamada prótese sobre implante.

Quem é Paulo Ferraz

Formado em Odontologia pela USP, fez especialização, mestrado e na mesma instituição. É especializado em reabilitação estética, com foco em prótese sobre implantes e terceira idade. Paulo Ferraz coordena uma clínica de reabilitação estética em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.

Egom Assessoria de Imprensa
SÃO PAULO, 20 de maio de 2013 /PRNewswire/ --
Jornalista responsável: Marcela Matos
MTb: 20.801
Sala de imprensa em www.egom.com.br
Telefone: (11) 3263 1124
E-mail: egom@egom.com.br
FONTE Paulo Ferraz