quinta-feira, 30 de maio de 2013

Exercitar-se ajuda a aumentar a eficácia da vacina contra gripe em idosos

Exercícios físicos podem ajudar a melhorar a eficácia da vacina contra a gripe em idosos, indica pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo o estudo, a produção de anticorpos por idosos que praticam atividade física pode ser até três vezes maior do que a dos sedentários. O dado ganha maior relevância se analisada a razão pela qual se deu a pesquisa: o imunologista André Bachi partiu de levantamentos que mostram que, enquanto em adultos a eficácia da vacina é de 90%, em idosos é de 50%. O pesquisador, então, tentou descobrir se era possível fazer algo para mudar esse cenário. E concluiu que, para garantir maior imunização, a chave é praticar atividade física regularmente.
Em sua pesquisa de pós-doutorado, Bachi acompanhou, ao longo de dois anos, 110 voluntários idosos divididos em três grupos: os que já se exercitavam regularmente havia alguns anos, os que estavam começando a praticar atividade física e os sedentários.
Atividades que fortalecem — Todos os participantes receberam a vacina contra a gripe e, 30 dias após a imunização, tiveram amostras de sangue recolhidas. Em um primeiro momento, o grupo mais ativo teve o melhor desempenho, chegando a apresentar quantidade de anticorpos 200% maior. O segundo grupo, porém, não tardou a mostrar melhora. Quatro meses após iniciados os exercícios — por pelo menos uma hora, três vezes por semana —, a produção de anticorpos já era 50% maior. Um ano depois, assemelhava-se à dos idosos mais ativos.
"No envelhecimento, há uma diminuição da resposta do sistema imunológico", explica André Bachi. É por isso que alguns idosos, apesar de tomarem a vacina, de vez em quando pegam a gripe. O que não significa que não vale a pena tomar a vacina. Ela continua sendo importante porque é uma estratégia para reestimular o sistema imune. Mas não é em todo mundo que vai dar certo. Na média da população, a cada cem idosos, metade estará protegida.”
"O mais bacana é que apenas um ano após começar os exercícios há um ganho do sistema imunológico. Ou seja, quem começar agora já vai se beneficiar melhor da campanha de vacinação do ano que vem", diz o pesquisador.
Campanha — Em São Paulo, a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta quarta-feira. Devem receber a imunização grávidas, idosos, mulheres até 45 dias após o parto, menores de dois anos, agentes de saúde e doentes crônicos.
Fonte: Veja