quarta-feira, 10 de abril de 2013

Combinação de alimentos e exercícios são o segredo do envelhecimento saudável


Aliada à prática regular de atividade física, a alimentação saudável pode melhorar a qualidade de vida de idosos, segundo médicos




05 Abr 2013 . 07:30 h . Redação . portal@d24am.com


Falta de nutrientes e desidratação podem desencadear várias doenças e até levar à morte de idosos. Além da atividade física, dieta deve ser balanceada com proteínas, cálcio e vitamina D, diz geriatra

Nos últimos 20 anos, o número de idosos mais que dobrou e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), corresponde a 12% da população.


Mas, nem todos os brasileiros envelhecem de forma saudável. Para o geriatra doutor Ronaldo Delmonte Piovezan, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o segredo para se ter qualidade de vida está na alimentação, além da prática de exercícios.


"A dieta do idoso deve priorizar três nutrientes: proteína, cálcio e vitamina D. A combinação dessas substâncias vai contribuir para a prevenção de doenças comuns nessa faixa etária, entre elas, infecções, osteoporose, demência, Alzheimer e fraturas”, afirma o especialista.


O problema, segundo o médico, é que essa recomendação não é adotada pela maioria das pessoas acima dos 60 anos. Entre os motivos, o doutor Piovezan cita falta de apetite, diminuição do paladar, problemas de digestão, constipação e resistência para mudar hábitos de vida.


Para driblar esses obstáculos, o especialista recomenda fracionar a quantidade dos alimentos ao longo do dia, ou seja, “consumir de 20 gramas a 30 gramas de proteínas por refeição, ingerir 500 miligramas de cálcio de duas a três vezes por dia e tomar banho de sol diariamente”.


"A proteína e o cálcio podem ser encontrados no leite, iogurte, carne, frango e peixe, mas se o idoso tiver dificuldade de ingerir essa quantidade de nutrientes diariamente, pode recorrer a um suplemento nutricional em pó. O mercado oferece o produto específico para essa faixa etária que deve ser consumido junto com as refeições”, orienta ele.


De acordo com o médico, esses nutrientes vão ajudar no fortalecimento da massa muscular, que a partir dos 60 anos reduz em uma velocidade acelerada, de 3% ao ano.


O médico lembra ainda que o enfraquecimento da saúde muscular e óssea prejudica a independência da execução das atividades rotineiras. Outro ponto destacado por ele é em relação à hidratação. Como o idoso não costuma sentir sede, é comum ele esquecer de beber água.


"A desidratação é a principal causa de delírio, o que muitas vezes pode ser confundido com outras doenças mais graves. Mas, o quadro é potencialmente reversível e, se não tratado, pode levar à morte.


Para facilitar a ingestão de líquidos, o geriatra orienta consumir dez copos de água, suco ou e chá ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.


"Essas atitudes associadas à prática regular de atividade física garantem a manutenção do peso, a prevenção de doenças e a qualidade de vida”, explica o especialista.


Segundo médicos, envelhecer antes do tempo é sinal de que algo está errado. O surgimento de rugas, manchas e cicatrizes fazem com que as pessoas tenham aparência de mais velhas. A falta de cuidados com a pele, dentre outros hábitos incorretos, podem causar um envelhecimento antecipado.


Além dos hábitos adquiridos durante a vida, outro fator determinante do envelhecimento antes do tempo é a genética. “Além dos comportamentos errados, tais como a exposição solar, má alimentação e tabagismo, o envelhecimento precoce pode ser causado também por fatores genéticos”, explica a dermatologista Cibele Caminha.


A exposição excessiva ao sol é o principal vilão da pele, pois além de favorecer o envelhecimento, causa ressecamento, manchas pelo corpo e até mesmo o câncer de pele. “O protetor solar é o principal aliado contra o envelhecimento precoce e deve ser usado diariamente. Independente de sua consistência, gel ou creme, ele deve ser aplicado de três em três horas”, ressalta a médica.


Frutas podem retardar a velhice


Donas de cores vibrantes, as frutas vermelhas, além de saborosas, fazem um bem gigante para a saúde. Isso porque são capazes de evitar o envelhecimento precoce, reduzir os riscos de diabetes, câncer e doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.


Segundo a nutricionista Flávia Morais, esses benefícios são refletidos no corpo graças a algumas propriedades presentes nessas frutinhas.


“Elas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo”, diz ela.


Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa e a jabuticaba.