sábado, 21 de julho de 2012

Idosos fazem sucesso na internet com vídeos e blogs



Vídeo do ator Silvio Matos, de 69 anos, tem quase três milhões de visualizações. Mulher internada em asilo vira blogueira aos 90 anos.

Enquanto alguns idosos ainda têm dificuldade para acessar a internet, outros estão produzindo conteúdo em blogs e aparecendo em vídeos que viraram sucesso na rede. Veja alguns exemplos.
profissão repórter (Foto: divulgação)Silvio Matos faz o velho Fernando (divulgação)
Vlog do Fernando
Fernando é um senhor mal humorado e boca suja que criou um vlog para falar mal dos adolescentes e dar conselhos sobre temas como relacionamento. “Eu sei que dói quando você toma um pé na bunda, mas passa. É que nem cólica de gases: dá aquele nó na barriga, mas aí você dá um peido e acabou”, diz Fernando no vlog.
Apesar do clima caseiro, os vídeos são feitos por uma produtora e tem um roteiro – ainda que com muito espaço para improviso. O Fernando, na verdade, é um personagem interpretado pelo ator Silvio Matos, de 69 anos. “Começamos a gravar sem nenhuma pretensão. Em uma semana, tínhamos mais de um milhão de acessos. A gente levou um susto”, diz o ator. O primeiro dos oito vídeos do vlog do Fernando tem quase três milhões de visualizações e Sílvio já criou outros personagens.
Profissão Repórter de 17 de julho mostrou um retrato da vida dos idosos no Brasil.
Blogueira aos 90 anos
Internada em um asilo em Ohio, Estados Unidos, Phyllis Greener virou blogueira aos 90 anos. Durante dois anos (2009/2010), ela escreveu em seu blog Wedeb90 sobre os efeitos da velhice em sua vida: as limitações físicas, as saudades e a maturidade. Seus textos sinceros e cheios de reflexões ganharam leitores no mundo todo e a blogueira foi tema de  reportagem da BBC.
Vovó Lourdes fala...De tanto ouvir a avó falar sem parar, Vitor Hugo Machado decidiu gravar as reclamações e divagações de Dona Lourdes Martinez e divulgar os vídeos na internet.
De um jeito naturalmente ranzinza e engraçado, Vovó Lourdes reclama sem parar do cachorro, do barulho, da bagunça dos netos e também opina sobre questões como o cigarro. “Meu neto falou que eu podia falar o que quisesse. Então, eu falo mesmo”, diz a senhora de 78 anos, que não sabe nem ligar um computador. Seu primeiro vídeo teve cerca de 900 acessos.
Acompanhe o Profissão Repórter também pelo Facebook e Twitter.
Idosos blogueiros
Dez alunos do curso “idosos online”, da Universidade Aberta à Terceira Idade, da USP Leste, criaram em junho o blog idososblogueiros. Os textos falam sobre os direitos das pessoas idosas e sobre como prevenir doenças comuns da idade como diabetes. “A ideia é mostrar que eles são capazes de produzir esse conteúdo mesmo sendo idosos”, diz Meire Cachioni, coordenadora do curso.