quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que você precisa saber sobre Demência - palestra gratuita

O tema será abordado na palestra que será ministrada pela Dra. Célia Gallo, psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo a OMS (organização Mundial da Saúde) estima-se que no mundo existam cerca de 35,6 milhões de pacientes portadores da forma mais comum de demência, a de Alzheimer. O termo que, ainda, choca a grande maioria das pessoas é o mote da palestra gratuita: “O que você precisa saber sobre Demência”, voltadas para familiares e cuidadores de idosos, que acontecerá no dia 16/06, sábado, às 8 horas, no anfiteatro do Hospital das Clínicas. A ação acontece em parceria com a Sandoz e ainda terá outras três edições, que acontecerão em 04/08, 27/10 e 10/11.

A Demência não é apenas um tipo de doença, ela é considerada uma síndrome, ou seja, é um grupo de sinais físicos e sintomas caracterizados por um declínio progressivo das funções intelectuais. Severo o bastante para interferir nas atividades sociais, cotidianas e profissionais, a demência afeta principalmente as pessoas da terceira idade a partir de 65 anos.

A síndrome apresenta três características principais de alterações no funcionamento geral da pessoa como: Prejuízo da memória que podem ser desde um simples esquecimento até um quadro em que o paciente não se recorda da própria identidade ou de pessoas próximas. Perda das habilidades adquiridas durante a vida, tais como, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, organizar os compromissos, cozinhar, etc. Podemos dizer que as atividades diárias tornam-se mais complicadas. Mudança no comportamento, normalmente se caracteriza por agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal e alterações de personalidade.

“A população precisa saber que ficar esquecido não é normal e que não faz parte do processo natural de envelhecimento. O indicado é procurar um especialista para que seja realizada uma investigação”, explica a Dra. Célia Gallo, psiquiatra do PROTER (Projeto Terceira Idade) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Já os sintomas mais comuns são problema com o vocabulário ao esquecer palavras, desorientação no tempo e espaço (não sabe em que dia está ou qual o dia da semana, por exemplo), além de incapacidade de julgar situações, colocar objetos em lugares equivocados, alterações de humor de comportamento, alterações de personalidade, passividade ou apatia ao reconhecer a pessoas, entre outros.

“Quem tem ou teve um familiar de primeiro grau com demência, tem maior probabilidade de ter a doença, mas não a certeza de que isso ocorrerá. Diabéticos, hipertensos, tabagistas, obesos e depressivos também estão no grupo de risco. Para estas pessoas, a prevenção e o controle das doenças citadas diminuem o risco. Atividades físicas, sociais e cognitivas em qualquer idade são positivas”, alerta a especialista.

O diagnóstico da doença é clínico e é realizado por exclusão, pois é necessário eliminar outras causas que possam gerar os mesmos sintomas e características. Além disso, é preciso estudar o histórico do paciente. Outro material de apoio é o questionário que serve como triagem, chamado Mini Mental que possui até 30 perguntas e que quanto maior o número de respostas positivas, melhor o desempenho do paciente.

Uma parcela dos doentes, especialmente nas fases iniciais e intermediárias, pode se beneficiar dos medicamentos específicos para o tratamento da demência. Atualmente, a base da estratégia terapêutica está alicerçada em três pilares: retardar a evolução, tratar os sintomas e controlar as alterações de comportamento.

“A demência de Alzheimer não tem cura, mas o tratamento adequado pode proporcionar melhora a qualidade de vida do paciente”, conclui a especialista.

O encontro é fruto de uma série de quatro módulos para promover a parceria entre a área de Sistema Nervoso Central, da Sandoz, segunda maior fabricante mundial de genéricos e empresa do grupo suíço Novartis, e o Hospital das Clínicas São Paulo.

Parceria Sandoz e PROTER – Programa Terceira Idade do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.

.[Palestra: O que você deve saber sobre demência, dia 16 de junho de 2012 (sábado), das 08h às 12h30, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 – Cerqueira César, São Paulo]. Os interessados devem realizar suas inscrições e solicitar mais informações pelo e-mail: psicoeducacional.demencias@gmail.com
 As vagas são limitadas e a estimativa de público é de 200 pessoas por dia.