sexta-feira, 15 de junho de 2012

Instituto Central do Hospital das Clínicas orienta idoso a melhorar o equilíbrio e a forma de caminhar na Semana Mundial de Prevenção de Quedas


Oficinas, abertas ao público da terceira idade, simularão compras em supermercados, caminhadas em calçadas com desníveis e vias com obstáculos. Dança irá trabalhar ritmo, atenção, memória recente, orientação espacial, motricidade e integração social.

No próximo dia 19 de junho, o Serviço de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, ensinará os idosos a melhorarem o equilíbrio para a prevenção de quedas - sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos.

Com entrada gratuita e aberta ao público, as atividades irão ocorrer, das 9h às 14h, no Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próxima à Estação do Metrô Clínicas.

No hospital, os idosos participarão de oficinas que irão simular situações do dia-a-dia para minimizar os riscos de cair. Serão compras em supermercados, caminhadas em calçadas com desníveis, ruas com obstáculos e marcha sobre linha.

Dança em grupo, com coreografias que trabalham ritmo, atenção, memória recente, orientação espacial, motricidade e integração social também será desenvolvida.
São exercícios simples que podem ser realizados em casa para fortalecer a musculatura e ajudar no equilíbrio.

A fraqueza muscular, especialmente nas pernas, é um dos fatores de risco de quedas mais importantes. As fraturas no quadril são consideradas lesões sérias. Idoso hospitalizado por causa deste tipo de fratura ttm dificuldades para retornar as atividades, de forma independente.
Os riscos da automedicação, a importância de uma alimentação saudável, com ênfase nas fontes proteicas e de cálcio, e os cuidados com os pés também serão enfatizados pelos profissionais.
Em paralelo, haverá exibição de vídeo e distribuição de material educativo para maior assimilação das informações pelos participantes. No dia 20, as ações serão promovidas no Incor.
Serviço
Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC.
Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próxima à Estação do Metrô Clínicas.

Assessoria de Imprensa – CCI
Instituto Central do HC
Bete Subires

2009 © Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255
CEP 05403-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: +55 11 2661-0000