domingo, 13 de maio de 2012

Programa Melhor Viagem SP beneficia melhor idade

Com objetivo de promover o bem-estar da melhor idade pela prática da atividade turística, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin anuncia amanhã, dia 14, às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes – auditório Unisses Guimarães, o programa Melhor Viagem SP. O projeto da Secretaria de Turismo, que faz parte da ação denominada São Paulo Amigo do Idoso, possibilitará que cidadãos, a partir de 60 anos, tenham a oportunidade de viajar para destinos turísticos paulistas.

Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, os aspectos positivos do programa poderão ser percebidos em vários cenários. Além de consolidar o fluxo turístico fora da alta temporada, movimentando a economia dos destinos turísticos, o programa também possui forte apelo de inclusão turística, fazendo com que o Estado haja de forma organizada, facilitando o acesso ao turismo.

Ainda segundo França, os benefícios do programa também se estenderão para a divulgação dos destinos. “Os participantes também devem atuar como multiplicadores de informação, incentivando outras pessoas a viajarem em função das descobertas feitas por meio do programa”, explica.
O Melhor Viagem SP funcionará a partir da inscrição dos idosos ou grupos de idosos organizados (em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades) que deverão fazer a inscrição pelo site da Secretaria de Turismo, indicando, entre outras informações, o destino e datas de interesse.

Os destinos serão divididos em duas versões: praia e interior. Todos os viajantes da Melhor Idade ficarão hospedados em colônias de férias vinculadas a entidades de classe que, normalmente, têm baixa procura nos períodos de março a junho e de agosto a novembro.
Vale ressaltar que todas as viagens terão duração de cinco dias (quatro diárias), de segunda a sexta-feira. São 200 vagas por semana, que serão divididas em quatro grupos de 50 idosos. Cada cidade pode inscrever apenas uma delegação. Assim, serão 800 idosos viajando por mês, 3,2 mil por semestre, 6,4 mil por ano.

O Governo do Estado de São Paulo será responsável pelos pagamentos de todas as diárias, que incluem pensão completa, isto é, café da manhã, almoço e jantar. Além disso, o Estado também será responsável pelas atividades de lazer e entretenimento que serão realizadas durante as viagens. Já os municípios ou entidades ficarão responsáveis pelo transporte dos viajantes.
Nesta primeira edição do programa, os viajantes poderão escolher entre quatro destinos. O grupo que desejar viajar para o litoral terá a opção de escolher entre os municípios de Praia Grande e Caraguatatuba. Já para os viajantes que desejaram passar alguns dias mais próximos da natureza, as opções são os municípios interioranos de Mogi das Cruzes e Vargem.