Biodiversidade marinha, bioética, células
tronco, história da cidade de São Paulo, oficina de risoterapia, teoria e
prática de fotografia são algumas das disciplinas oferecidas que fazem o maior
sucesso entre os estudantes
No dia 27/11, a partir das 12h a Universidade
Aberta à Maturidade da PUC-SP realiza evento em comemoração aos 20 anos do
curso, pelo qual já passaram quase 3000 alunos
A primeira instituição a oferecer um curso
totalmente voltado para os idosos foi a Université du Troisième Age, fundada em
1973 por Pierre Vellas na cidade de Toulouse, na França.
No Brasil, o primeiro curso voltado à terceira
idade foi fundado em 1977 no SESC-SP, por técnicos que retornaram da França após
intercâmbio na Université du Troisième Age.
Na cidade de São Paulo a PUC-SP tornou-se
pioneira na área, quando em setembro de 1991 uma iniciativa do professor Jordão
Netto, colocou em prática um projeto piloto de educação permanente, com o nome
de "Universidade Aberta à Terceira Idade". Aprovado, o projeto foi transformado
no ano seguinte em Programa de Educação Permanente, apoiado pelo Departamento de
Fundamentos de Educação da Faculdade de Educação. Mais tarde, em 2000, o nome
foi mudado para "Universidade Aberta à Maturidade".
Outro importante passo foi a criação da
Política Nacional do Idoso, que traçou os direitos desse público. Por meio da
Lei 8.842, de 4 de janeiro de 1994, é que as IES passaram a se adaptar, a fim de
atender a determinação da Lei, que prevê a existência de cursos de Geriatria
(especialidade da medicina que trata da saúde do idoso) e Gerontologia (ciência
que estuda o envelhecimento) nas Faculdades de Medicina no Brasil.
Além disso, o Estatuto do Idoso, que veio a
seguir, assegura a essas pessoas o direito à educação com adequação dos
currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele
destinados.
A Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP
trabalha com o princípio da Pedagogia do Prazer, que valoriza a participação do
aluno e seu envolvimento no próprio aprendizado, "as universidades da terceira
idade são uma oportunidade de resgatar os valores, a auto-estima e auto-imagem
dessas pessoas. É também uma maneira de incentivá-las a lutar pelo respeito aos
direitos dos idosos que assim, estarão exercendo o papel de cidadãos
conscientes", afirma o professor Antônio Jordão Netto, que juntamente com o
professor Fauze Saad e a professora Terezinha Calil Padis Campos coordena o
curso.
Para ingressar no curso da PUC-SP, não são
exigidas provas, exames, ou trabalhos obrigatórios de qualquer tipo. A partir
dos 40 anos, qualquer interessado pode se matricular e frequentar as aulas e
demais atividades curriculares e cursos optativos oferecidos a cada semestre
como iniciação à informática, danças contemporâneas, oficina de canto coral,
oficina de tai chi chuan e língua espanhola.
“O curso começou com 30 alunos e foi previsto
para durar três semestres, mas os alunos não queriam sair, então passamos para
quatro semestres e estamos sempre atualizando o programa. Nosso curso tem essa
característica; tem tempo pra começar, mas não pra acabar” explica o professor
Jordão.
Biodiversidade marinha, bioética, células
tronco, biodiversidade terrestre, história da cidade de São Paulo, oriente médio
e a questão palestina, engenharia genética e o destino da humanidade, oficina de
risoterapia, 200 anos de Darwin, o espaço sideral, teoria e prática de
fotografia são algumas das disciplinas oferecidas e que fazem o maior sucesso
entre os estudantes.
“A universidade da maturidade, na prática, é
uma grande universidade em vista da diversidade dos assuntos tratados. Isso
deveria ser assim em todas as instituições, para dar ao aluno uma visão mais
holística da vida. À exceção das ciências exatas temos todas as áreas dentro da
universidade da maturidade, abordamos história, geografia, direito, filosofia,
antropologia, sociologia, política, biologia, economia, administração, arte,
música, dança, nenhum outro curso oferece essa diversidade de matérias”, afirma
Jordão.
“Percebemos uma mudança muito significativa no
papel do professor que é aquele que forma, para o papel do educador, que é
aquele que transforma e é transformado. E essa convivência nos transformou.
Lidar com conflitos, com a diversidade e com as histórias de vida deles é muito
transformador”, diz o professor Fauze.
“O curso aborda o envelhecimento como um
processo natural, dinâmico e irreversível, que deve ser tratado de forma alegre
e descontraída encarando a passagem do tempo e trabalhando o corpo para ter
autonomia e independência a vida toda. Mais do que uma proposta educacional o
curso se tornou uma proposta social muito significativa”, finaliza Jordão.
Programação
Dia: 27/11, a partir das 12h
Local: Clube Português, Rua Turiassu, 59,
Perdizes
Convite individual: R$ 50,00
12h: Recepção
13h: Sessão Solene e Apresentação
Artística
Francisco Araújo (violão)
Roberto Saglietti Mahn (cantor
seresteiro)
Ana Cláudia Cesar (cavaquinho)
Coral da Universidade Aberta à Maturidade -
Maestro Júlio Battesti
Grupo de danças das alunas - Coreografia de
Rogério Luiz Pereira
14h: Almoço
Mais informações e compra de convites:
3670-8287