quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lançada 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Belém


Data: 25/08/2011

25/AGO/2011 - Lançada 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em Belém
Cerimônia de lançamento da Conferencia em Belém do Pará
Valor das pessoas não está apenas na fase produtiva do indivíduo, mas sim em todas as etapas da vida, que incluí infância, adolescência, juventude e velhice. A declaração é da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que lançou nesta quarta-feira (24), em Belém do Pará, a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A conferência será realizada em Brasília entre os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011.
Para uma plateia composta por membros dos Conselhos Estaduais e Municipais do Idoso de todo o país, representantes de entidades do setor, parlamentares, membros do poder público do Pará e dos estados vizinhos, a ministra falou da importância do fortalecimento das políticas públicas de promoção dos direitos dos idosos e disse que a conferência será um espaço importante para avaliação e consolidação das políticas públicas em curso no país para o segmento.
“Essa conferência deve servir como um alerta para que o Estado Brasileiro, governos estaduais e municipais, prefeituras e sociedade se mobilizem, para juntos cumprirem plenamente a legislação e o Estatuto do Idoso em todo o território nacional. Ao lançar este importante evento, o fazemos com a responsabilidade de um país que possui mais de 21 milhões de idosos”, afirmou Rosário.
Maria do Rosário agradeceu a presença dos conselheiros e das autoridades presentes no evento e pediu que os estados brasileiros organizem grandes conferências estaduais do idoso, que são preparatórias para o evento nacional. A ministra falou das políticas em curso no país voltada para os idosos e lembrou que o Plano Brasil sem Miséria, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, também foca o enfrentamento da pobreza extrema entre os idosos. “Sabemos que a população idosa é a mais atingida pela pobreza extrema. Essa também é nossa meta, garantir qualidade de vida e dignidade para os idosos”, lembrou.
Como parte da política de enfrentamento à violência contra idosos, Maria do Rosário lembrou que a SDH lançou, em janeiro deste ano, o módulo idoso do Disque Direitos Humanos (Disque 100). “Atualmente, as denúncias de violência e maus tratos contra idosos já ocupam o segundo lugar no ranking de denúncias recebidas pelo Disque 100. É importante que as pessoas continuem denunciando”, afirmou Rosário, destacando que o Disque 100 é um canal gratuito, que pode ser acionado de qualquer telefone, inclusive de celular.
Presente na solenidade, a Secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da SDH, Nadine Borges, disse que a luta pelos direitos da pessoa idosa deve ser uma cultura nacional que ultrapasse gerações. “Esperamos que essa conferência seja um marco para a garantia dos direitos da pessoa idosa. A nossa meta é fazer com que os Direitos Humanos alcancem a todos, em todo o território nacional e em todas as etapas da vida”, enfatizou.
Conferência - A III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa foi convocada por meio de decreto da presidenta Dilma Roussef, do dia 01 de julho de 2011, com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”. A conferencia será presidida pela ministra Maria do Rosário. A Conferência tem como objetivo debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso.

Assessoria de Comunicação Social