terça-feira, 3 de maio de 2011

"Não sabia que tinha posto um pé do outro lado", diz Chico Anysio (80 anos)) sobre internação

Chico Anysio, de 80 anos, passou 110 dias internado no Hospital Samaritano, na zona sul do Rio de Janeiro. Em casa desde o dia 21 de março, o humorista recebeu a equipe de reportagem do UOL em seu apartamento na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro na última sexta-feira (29). Acoplado a um concentrador de oxigênio, ele relembra alguns momentos do tempo em que passou internado. "Não sabia da minha real situação. Não sabia que tinha posto um pé do outro lado, que tinha sido desenganado. Só depois é que me contaram", diz Chico. 


Aos poucos, o humorista retoma a sua rotina. Apesar de ainda estar reaprendendo a andar, na última quinta-feira (28), Chico foi até os estúdios do Projac gravar o quadro da personagem Salomé para o "Zorra Total". "A primeira gravação aconteceu aqui em casa. Voltar ao Projac foi realmente voltar ao trabalho. Para mim, trabalhar é a essência dos deuses. Sou muito apaixonado pelo que faço", declara. 
Crítico, Chico disse que a primeira aparição de Salomé não foi satisfatória. "Não gosto de ver. Sempre acho que poderia fazer melhor. Assisti com a [mulher] Malga e com outras pessoas que não lembro direito. Fiquei irritado porque a Salomé estava diferente do que ela é. Estava com uma peruca marrom, com aparência muito nova. E também não tinha o véu. Isso tudo atrapalhou para que eu gostasse do quadro. Essa última é a verdadeira Salomé", conta o humorista, se referindo ao quadro que foi ao ar no último dia 30.

Na entrevista exclusiva a seguir, Chico fala sobre como recebeu a notícia da morte da irmã, a atriz Lupe Gigliotti, diz que se arrepende de um dia ter fumado e rememora alguns momentos passados no hospital.

UOL - Você passou 110 dias internado em um hospital. Que lembranças você ainda tem de lá?
Chico Anysio - Hospital é muito ruim. Minha lembrança é tão ruim que não estou nem podendo ver filme de hospital. Adorava [o seriado] "House". Agora eu não posso nem ver. Não vi mais. Hospital é incrível porque as pessoas chamam de casa de saúde e lá dentro só tem doente.

UOL - Dos 110 dias, 85 deles foram passados dentro de uma UTI. É comum que os pacientes tenham alguns delírios. Isso aconteceu com você?
Chico Anysio - Deve ter acontecido. Eu tive sonhos incríveis. Dos 85 dias, passei 60 fora da realidade, sedado. E só os outros é que foram acordados inteiramente. UTI é um lugar importante no hospital, mas horrível para quem vai para ela.

UOL - Que sonhos horríveis foram esses?
Chico Anysio - Não são contáveis. Não gosto nem de contar.

UOL - Qual foi o pior momento?
Chico Anysio - Ficar 55 dias sem beber água, com certeza. Só tomava soro e molhava a boca com algodão.

UOL - Você sempre acreditou na sua recuperação?
Chico Anysio - Tinha certeza da minha recuperação. Não pensei em desistir da vida. Nunca.

UOL - Durante o tempo em que você ficou internado, o portal UOL noticiava o seu estado de saúde e muitos internautas mandavam recados carinhosos, dando força para a sua recuperação. Você acredita que essa energia tenha te ajudado a voltar para casa?
Chico Anysio - Tenho certeza de que essas boas energias me ajudaram. Era muita prece. Muita gente orando, rezando por mim. Isso me ajudou demais. Eu não rezei. Não pedi nada a Deus.

Veja a entrevista na íntegra aqui