segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SP comemora aniversário com shows e reabertura de biblioteca

Em comemoração aos 457 anos da cidade de São Paulo, os paulistanos terão uma vasta opção de entretenimento pela capital na próxima terça-feira (25). Na Praça da República, região central, acontecerão shows de pop, pagode e sertanejo.

No Vale do Anhangabaú, os presentes poderão curtir um set list com canções que têm a cidade como tema e vão desde Sampa, de Caetano Veloso, interpretada por Maria Gadú; a Shopping Center, dos Mamomas Assassinas, na voz de Kid Vinil.

No Parque do Ibirapuera, a partir de sábado (22) até terça-feira (25), acontecerão oficinas, brincadeiras e caminhadas guiadas por monitores. O aniversário da cidade também marca a reabertura da Biblioteca Mário de Andrade, fechada desde setembro de 2007 para passar por reformas. Veja abaixo os principais eventos:

Vale do Anhangabaú

 A comemoração no Vale do Anhangabaú terá início, às 9h, com show da banda de pop Ponto Zero e, entre os destaques do dia, os grupos Chimarruts e Turma do Pagode e o cantor sertanejo Michel Teló. São esperadas cerca de 50 mil pessoas no local. 
Além do palco principal, haverá também telecentro móvel, espaço de diversões e três postos médicos. Em uma tenda cultural acontecerão bailes de black music e para a terceira idade. No aniversário de São Paulo haverá também espaço para a solidariedade já que, além de aproveitar as atrações, a população poderá doar alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para serem levados às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
  
No dia 25, a partir das 19h, próximo à Praça da República, entre as avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade, paulistanos poderão curtir o show “SP ao Cubo – 457 anos de São Paulo” com 26 músicas com temas inspirados na capital, de nomes como Gilberto Gil, Ira!, Caetano Veloso, Adoniran Barbosa e outros. Tão variado quanto o repertório também serão os artistas que irão interpretá-lo, que vão desde Rappin’ Hood a Mallu Magalhães. Algumas canções terão a participação da Orquestra Sinfônica Muncipal.

 O público do evento não ficará só de espectador. Por meio de um cubo multimídia de 7 metros poderá postar imagens, mensagens e músicas em tempo real. Os interessados podem enviar as criações ao site www.spaocubo.com.br que já está no ar. Conforme a Prefeitura, o conteúdo será selecionado pela curadoria do evento, publicado no site e, na terça-feira, exibido no cubo, com o crédito aos autores. (Saiba mais sobre o evento)
  
Reabertura da Biblioteca Mário de Andrade

Se a idéia é aproveitar o feriado para colocar a leitura em dia, a opção é ir até a Biblioteca Mário de Andrade, que será reaberta após mais de 3 anos fechada para reformas. Inaugurada em 1926, ela possui mais de 327 mil livros, sendo 51 mil considerados raros ou especiais. Ela é 2ª maior biblioteca do País, perdendo apenas para a biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro.
A Praça Dom José Gaspar, que abriga a Biblioteca, também passou por reforma, incluindo plantio de 25 mil mudas. Em comemoração ao aniversário de SP e à reabertura da biblioteca haverá shows de música clássica a partir das 13h.

Se a idéia é aproveitar os 457 da cidade para conhecer um pouco mais de sua história, uma opção é fazer um passeio turístico em um trólebus da década de 40 pelo centro da cidade. A partir das 9h, o veículo partirá do Pateo do Colégio e passa por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé. O passeio é gratuito e tem duração de 40 minutos.


Natureza e saúde

Para quem quer aproveitar o feriado para ficar em contato com a natureza, o Parque do Ibirapuera, na zona sul, terá o evento “Planeta no Parque 2011” entre os dias 22 e 25, das 10h às 18h.
Serão realizadas caminhadas diárias de 1 hora pelo parque que, segundo a organização do evento, passam por “uma árvore com tronco macio como esponja e uma figueira que nunca morre”. Para as crianças, oficinas e brincadeiras sobre defesa da floresta e sustentabilidade.

 Às 11h de sábado, haverá um show da banda Pato Fu. O evento todo será verde e a organização afirma que novas árvores serão plantadas na cidade para compensar a emissão de CO2 gerada pelo evento.

Com saída e chegada previstas na avenida Pedro Álvares Cabral, no Obelisco do Ibirapuera, acontecerão uma corrida 10 km e uma caminhada de 6 km. As incrições vão de R$ 25 a R$ 80 dependo do tipo escolhido e dão direito a camiseta. O evento terá início às 8h e está limitado a 10 mil pessoas.