segunda-feira, 5 de julho de 2010

Projeto de promoção da alegria para idosos institucionalizados comemora 2 anos em São Gonçalo



 
No último domingo (04), os Baguncitos comemoraram dois anos de atividades, com uma festa no Abrigo do Cristo Redentor, em São Gonçalo. O evento contau com uma apresentação musical e com o oferecimento de um lanche para os idosos residentes, composto por alimentos cuidadosamente selecionados sob a supervisão de Ana Angélica e Sonia, respectivamente nutricionista e cozinheira da instituição.
 
O Projeto Baguncitos visa a promoção da alegria em idosos institucionalizados e realiza um programa de visitas mensais ao asilo gonçalense Abrigo do Cristo Redentor. Sob forte influência do médico americano Hunter Patch Adams, o grupo acredita que o riso é importante, mas deve ser buscado dentro de um contexto de interação onde o mais importante valor buscado seja a construção da amizade, de uma relação entre duas pessoas.

O projeto nasceu em 2008, sob o nome Trupe Fadas e Palhaços.

Entretanto, como o grupo utiliza também outros personagens, optou por mudar o nome para Baguncitos, um nome que pode definir todos os personagens como pessoas que no momento da visita estão motivadas a bagunçar uma determinada ordem de tristeza e solidão. A trupe visitou vários asilos e abrigos infantis ao longo deste tempo, mas a partir deste ano, optou por focar o trabalho e os estudos para o idosos institucionalizado. Todos os membros são voluntários.
 
Para o fundador do projeto, o estudante de direito Leonardo Labanca (Leleo Palhaço), nada substitui a família, mas diante do fato de muitos idosos não receber mais visitas, este trabalho torna-se importante:
 
“Os palhaços , temos que admitir, são intrusos. Sim, ninguém pediu, de forma voluntária, a nossa colaboração nos asilos institucionalizados.

Fomos porque entendemos a nossa utilidade frente a estes abrigos.

Agora, se os idosos pudessem escolher, quem eles escolheriam: a presença de familiares ou a nossa? E daí, indago outra vez: não tendo familiares, nem entes queridos, os palhaços terão espaço, certo? Sim, sim, espaço que teremos que conquistar a partir da empatia e do improviso, espaço deixado pela pessoas que, um certo dia, lhe foram especiais.”


O elenco de personagens do Projeto Baguncitos é formado por 14 voluntários, que utilizam a música, figura do palhaço e outros elementos lúdicos como mediação para a interação com os idosos:

Micaelzito, Bonsai, Primeira Dama, Fadinha Clara, Leleo Palhaço, Atalaia, Arica, Mariri Clorofila, Vanzinha, Niquita Vinagrete, Croqui, Miojito, Martelo, Naninha e Leonardo Salo.


Contatos: baguncitos@gmail.com

http://www.baguncitos.org