domingo, 2 de maio de 2010

'Sunset Daze': reality show reúne pessoas da terceira idade

Sunset Daze Foto: Divulgação

Elenco do reality 'Sunset Daze'

ALESSANDRA STANLEY

Não é verdade que não existem pessoas velhas na televisão, mas elas em sua maioria se destacam em comerciais que mostram extremos. Os idosos são ágeis, ativos e amorosos (Cialis) ou pacientes fracos que recebem assistência médica domiciliar, dependendo de sistemas de alerta de emergência e Exelon, um remédio que combate o mal de Alzheimer, para protelar mortes indignas e agonizantes.

Sunset Daze, um novo reality show que começa na quarta-feira na emissora WE tv, não é exatamente um retrato fiel da terceira idade; em alguns aspectos, o programa é tão escancaradamente ensaiado quanto The Real Housewives of New Jersey (as verdadeiras donas de casa de Nova Jersey), com a diferença de que se passa numa comunidade de aposentados - The Real Hospice Wives of Arizona (as verdadeiras donas da casa de repouso do Arizona). Mas por trás das cenas de publicidade estimulantes de velhinhos promíscuos dando amassos em banheiras, existe um retrato mais reconfortante de adultos que ainda podem agir como jovens, mas que estão em paz com o crepúsculo de suas vidas.

Jack, 72, aposentado três vezes divorciado de Sun City Grand, diz ao amigo Mort que a mulher com quem ele está saindo não quer um compromisso. Quando ele pergunta quando ela vai estar pronta para assumir uma relação firme, ela responde, "Pode ser que depois dos 80".

Mort sorri e diz, "bem, você está chegando lá."

Contentamento é tão raro em reality shows quanto visitas à biblioteca e intervalos para ir ao banheiro. As séries de maior sucesso focam as inseguranças dos participantes, mostrando de perto brigas, infidelidade e ambição. Pessoas reais são persuadidas e instruídas a agir como se estivessem numa novela - batendo portas, dando tapas e caindo aos prantos.

As mulheres -e alguns homens- que estrelam Sunset Daze também foram preparadas para agir diante das câmeras, cumprindo uma lista de atividades que incluem passeios de motocicleta, pulos de paraquedas e um encontro às cegas num balão de ar quente. As mulheres, especialmente, foram incentivadas a se comportar como Carrie Bradshaws de certa idade. Tomando coquetéis de cores vibrantes e dando risadas estridentes, Sandy, 68, se gaba para as amigas ao falar de seu vibrador, que ela descreve como seu namorado a bateria, Bob.

Mas a obscenidade é em grande parte exagerada para o programa. No geral, os membros do elenco de Sunset Daze são sensatos, bem-humorados e tranquilos. E essa é a mensagem implícita da série, ainda que menos comercial: com a artrite, os carrinhos de golfe e o Pickle-ball vem junto um pouco de sabedoria e aceitação.

À medida que a geração do baby boom envelhece, a noção se torna ainda mais reconfortante. As pessoas querem ver as casas de repouso e comunidades de idosos não como depósitos de solitários, mas como resorts com rampas. The Golden Girls foi uma comédia de sucesso de 1985 a 1992 e continua a ter seguidores que acompanham as reprises. (Betty White, uma de suas estrelas, apresentará Saturday Night Live no dia 8 de maio.) The Golden Girls teve êxito porque era muito engraçada e fazia a terceira idade parecer divertida -amigas íntimas de moletom em cores pastéis dividem um condomínio, bem como seus altos e baixos.

As garotas douradas de Sun City Grand, em Surprise, Arizona, são tão alegres quanto às suas equivalentes do seriado e, em alguns aspectos, menos enfadonhas. Quando Sandy e suas amigas vão a um campo atirar em pinguins de argila e flertar com o instrutor, quase todas elas estão arrumadas, em forma e têm um visual atrevido, vestindo jeans apertado e jaquetas de couro justas -o jeans poderia muito bem ser de suas filhas.

Joanne, 63, pede que Sandy vá a um encontro às cegas, mas Sandy é cautelosa. "Acho bom ele não ter dentes feios", ela disse, acrescentando com uma risada, "ele ainda tem dentes?"

Uma emissora mais maldosa poderia retratar essas mulheres como predadoras sexuais desesperadas, disputando o último homem solteiro disponível. Ao invés disso, elas são divertidas, amorosas e solidárias, incentivando novas experiências.

Ann, 61, foi freira na Irlanda por 21 anos antes de deixar o convento; logo depois, ela se apaixonou por John, que hoje é seu marido. Ele e outros incentivam Ann a pular de paraquedas.

"Agora percebo que perdi os momentos reais da vida", ela explica enquanto toma uma cerveja inglesa no pub Irish Wolfhound, onde ela se dedica a outro prazer pouco apreciado na juventude. Ann acaba pairando pelo céu com um paraquedas, como uma ex-freira voadora.

Esse pessoal mais velho é um grupo satisfeito, mas com ambições. Aceitação não é o mesmo que resignação, e romance e companheirismo não são as únicas coisas que eles buscam. Jack, além de perseguir a garota de seus sonhos, ainda sonha em ser um humorista de stand-up. Gail, que descreve sua idade como 70+ e se parece assustadoramente com a imitação que Tracey Ullman faria de uma aposentada cheia de energia, é uma ex-artista. Sua carreira chegou ao auge com alguns shows fora da Broadway e turnês em bases militares americanas, mas ela ainda sonha em ganhar um Oscar. Ela se contenta em dirigir uma peça no grupo de teatro da comunidade e em dançar num rodeio gay com seu filho.

No filme Cocoon (1985), de Ron Howard, alguns aposentados recuperam o vigor e a alegria de viver graças a uma substância alienígena trazida por visitantes do espaço sideral. Em Sunset Daze, basta uma rodada de golfe, algumas taças de vinho e uma aventura ao ar livre com bons amigos.


Fonte: Terra