segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Memória na 3a. Idade abre o ciclo de palestras gratuitas do Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina (HSC) realiza no próximo dia 25 palestra gratuita e interativa sobre problemas de memória nos idosos. O encontro é aberto à população e faz parte do ciclo de palestras para a terceira idade promovido pela Comissão Científica de Geriatria do Hospital Santa Catarina.

O evento será ministrado pelo geriatra José Carlos Aquino de Campos Velho e pela fonoaudióloga Andréa Ribeiro Gomes que abordarão o conceito de memória e as possíveis alterações neurológicas decorrentes do envelhecimento. Serão dadas orientações sobre a importância das vitaminas, do ácido fólico bem como dos exames periódicos e os específicos que podem identificar, precocemente, deficiências do organismo que venham a comprometer a capacidade de lembranças e retenção de informações. Também serão abordados temas como a doença de Alzheimer, o mal de Parkinson e a esclerose múltipla.

Por meio de exercícios físicos, a fonoaudióloga Andréa Ribeiro trabalhará a memória, a linguagem e a comunicação. As atividades serão dinâmicas e lúdicas, com auxílio de jogos da memória, associando cores e movimentos. A proposta da palestra é fornecer atividades que possam ser executadas em casa pelos idosos, com a colaboração de seus familiares e amigos, como forma de integração.

As palestras para a terceira idade são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para mais informações e inscrições: (11) 3016-4269 ou 3016-3839 ou pelo e-mail centrodeestudos@hsc.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina (HSC) faz parte da Associação Congregação de Santa Catarina, segunda maior instituição filantrópica do país de acordo com a Kanitz&Associados. O HSC é referência na prestação de serviços de alta complexidade como cirurgias neurológicas, cardíacas e atendimento à crianças prematuras. Fundado em 1906 pelas Irmãs de Santa Catarina o HSC dispõe de 320 leitos, 24 salas de cirurgia, 5 unidades de tratamento intensivo (UTIs neurológica, cardíaca, pediátrica, neonatal e geral) e pronto atendimento 24 horas. A Associação Congregação de Santa Catarina é composta por 25 obras filantrópicas distribuídas em saúde (11 hospitais), educação (7 unidades: colégios e creches) e assistência social (7 obras: residenciais, lares e centros de convivência para idosos e AMAS - Assistência Médica Ambulatorial).

Ciclo de Palestras para a Terceira Idade

Palestra: Problemas de Memórias no Idoso

Data: 25 de fevereiro de 2010

Horário: 14h00 às 16h00

Local: Auditório Santa Catarina

End: Av. Paulista, 200

Palestrantes: José Carlos Aquino de Campos Velho e Andréa Ribeiro Gomes

Estação do metrô mais próxima: Brigadeiro

Capacidade do Teatro HSC: 264 lugares