quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Programa Quero Vida


O governador José Serra e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos, lançaram nesta quarta, 20, em Vinhedo, o Projeto Quero Vida que implanta espaços de convivência para pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa foi firmada com a assinatura de convênios com 42 cidades paulistas totalizando a liberação de R$ 12,1 milhões.

O Projeto Quero Vida apoiará os municípios na implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou parte dele. Nos espaços, o idoso terá à sua disposição atenção integral, com alimentação, higiene pessoal, cultura e recreação, em um local com normas de acessibilidade, higiene e segurança. "É um programa que nasce hoje e que vai ter muita importância no futuro do estado de São Paulo", afirmou Serra.

Nas unidades do Quero Vida os idosos contarão com profissionais especializados, como médicos geriatras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, professores de Educação Física e assistentes sociais.

Com capacidade para até 50 idosos, o serviço deverá disponibilizar também atendimento de transporte para aqueles que não possam ir sozinhos ao centro e que a família não tenha condições de transportá-los.

O Estado oferecerá até R$ 300 mil por cidade para investimento com obras, aquisição de equipamentos e materiais de natureza permanente, implantação da unidade de atendimento, ficando a cargo do município os recursos necessários ao custeio e aos recursos humanos. O serviço será monitorado pela Seads por meio de suas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social.

Desde a instituição do projeto, feita por decreto do governador José Serra em dezembro, 42 cidades já mostraram interesse em participar. São elas: Agudos, Americana, Apiaí, Barretos, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Capela do Alto, Capivari, Caraguatatuba, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Ibitinga, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itatinga, Itu, Jaguariúna, Jaú, Leme, Marília, Miguelópolis, Mogi Mirim, Monte Alto, Olímpia, Osvaldo Cruz, Paranapanema, Poá, Pompéia, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo Antônio da Alegria, Socorro, Vinhedo, Votorantim e Votuporanga.