Várias atividades voltadas para a terceira idade marcaram a programação do Projeto de Férias – Verão Ativo, da SER (Secretaria de Esporte e Recreação), uma delas foi o Torneio de Voleibol Adaptado para Melhor Idade, realizado nesta quarta-feira (27), no Ginásio de Esporte do Centro.
De acordo com diretor de recreação da SER, Ede Carlos de Jesus, no voleibol adaptado as regras e a maneira de se jogar são diferenciadas, adaptadas a realidade da terceira idade, visando principalmente o condicionamento físico. Por exemplo, não existe no vôlei adaptado a manchete e nem a cortada.
Participaram do torneio além de Paulínia, as equipes de Araras e Campinas, nas categorias feminino e masculino. Araras ficou com a primeira colocação nas duas categorias. Apesar de ser uma competição o evento foi marca pela amizade, descontração e um momento de lazer que ressaltou a importância da atividade física na terceira idade.
A técnica voluntária da equipe masculina de Araras e também jogadora do feminino de 50 a 60 anos, Eliana Mara Severino, 56 anos, desempenha suas atividades com enorme paixão e diz parar só quando morrer. Atividade física sempre fez parte da sua vida. “Aos 12 anos comecei a jogar vôlei. Na verdade minha paixão foi o basquetebol, mas também praticava vôlei, segui a carreira de educação física onde fui professora” declara.
Eliana Severino conta que a cidade de Araras foi à escola do voleibol adaptado para melhor idade, só nos dois últimos anos o time masculino conquistou o campeonato estadual, há 11 anos existe a equipe. “É importante o idoso sair de casa para fazer uma atividade, traz benefícios para a saúde, mas também para convívio social, fazendo muitos amigos” enfatiza a técnica.
Não tão atletas como Eliana, mas pessoas que buscaram na atividade física melhores condições de vida e amizade, assim é o grupo de Campinas da Associação dos Aposentados da Fundação CEPS. “O time (masculino e feminino) é na sua maioria formada por casais, com algumas solteiras”, brinca Ivone Rosado, 58 anos .
Segundo Yassuko Arakio , 60 anos, a equipe existe desde 2003 e treinam duas vezes por semana , depois dos treinos é momento de descontração. Com o vôlei adaptado as chances dos idosos se machucarem é bem menor” declara as atletas Marli Pádua, 52 anos e a tesoureira do grupo, Neiva Tardio, 59 anos.
Opinião comum entre os atletas é sobre a importância da atividade física, e os benefícios que faz a saúde, é o que visa a SER quando proporciona atividades aos idosos.
Atividade física é qualquer movimento corporal que dispenda energia e o exercício físico é a atividade física planejada, repetitiva e proposital. A indicação depende de vários aspectos como prazer que a atividade pode proporcionar, limitações pessoais a determinado exercício, as suas necessidades físicas e suas características sociais e psicológicas.
Os benefícios físicos são o aumento da elasticidade, fortalecimento da musculatura, aumento da massa muscular, melhora nas articulações, diminuir a perda óssea, evitando doenças como osteoporose, aumento da capacidade pulmonar com melhora da oxigenação do organismo, além de baixar a pressão arterial e a glicose.
Está comprovado que indivíduos idosos conseguem obter benefícios dos exercícios físicos tanto quanto os jovens.
Além das mudanças corporais, a atividade física melhora a auto-imagem, melhorando em função disto a autoconfiança e a afetividade, aumentando a sociabilização e mantendo uma atitude positiva perante a vida.
A indicação para a pratica de exercícios físicos são a angina e infarto do miocárdio, pressão alta, asma, bronquite e enfisema pulmonar, diabetes, doenças das articulações e dos ossos, obesidade.
As contra-indicações para exercícios físicos são infecções generalizadas, pressão alta descontrolada e coração recém operado.
Antes do inicio de qualquer atividade física, o individuo idoso deve ser avaliado clinicamente e através de teste de esforço e somente iniciar os exercícios com recomendação médica.
Os exercícios mais convenientes para saúde são os aeróbicos como por exemplo: caminhar, pedalar, nadar e hidroginástica e a escolha depende das condições de cada pessoa.
As recomendações para a realização dos exercícios são as seguintes:
• Usar roupas e sapatos adequados
• Beba líquidos antes do exercício
• Fazer exercícios somente quando se sentir bem
• Iniciar a atividade lenta e gradativamente, para permitir adaptação
• Evitar o fumo e uso de sedativos
• Alimentar-se até 2 horas antes do exercício
• Respeitar os limites pessoais e informar quaisquer sintomas
Vale ressalta que antes de iniciar qualquer tipo de exercício é importante que o idoso seja submetido a uma avaliação médica cuidadosa, afim de que seja feita a prescrição de um programa de atividades físicas que leve em conta suas possibilidades e limitações.
Inscrições Vôlei adaptado para Melhor Idade
Data: de 01 a 05 de Fevereiro
Local: Ginásio de esporte do Centro
Horário: das 8 às 17h
Mais informações: 3833-4030