sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Implante coclear

Na segunda-feira (9), dia em que começa a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, o Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) comemora seu marco de 500 cirurgias de implante coclear. Em evento comemorativo a partir das 10h30 na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, médicos do grupo apresentarão seu trabalho com a exibição de um DVD.

A cirurgia de implante coclear começou a ser realizada em 1992, no HC, com a finalidade de pesquisar a evolução de cada paciente implantado. O implante coclear (ou popular “ouvido biônico”) é um dispositivo eletrônico que emite sinais elétricos para o cérebro, que os interpreta por sons, proporcionando audição a quem quer que o utilize. Trata-se de uma cirurgia realizada em pacientes que nasceram surdos ou perderam a audição por meningite, traumas, utilização de ototóxicos, entre outras causas.

O evento tem a promoção da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoio da Fundação Otorrinolaringologia.

Mais informações: (11) 3725-6126

Do USP Online