terça-feira, 15 de setembro de 2009

Educação e cultura sem ter de pular a catraca

9

Cherrybone

O site Catraca Livre, no ar desde junho de 2008, pretende fazer a cidade de São Paulo fervilhar com possibilidades de diversão e aprendizado gratuitos ou a preços populares. E o SESC São Paulo, com suas 16 unidades na Capital, tem a catraca livre para a maioria das atividades que contemplam todas as idades.


Espetáculos, cursos e oficinas gratuitos, ou a preços acessíveis, têm endereço certo na web: o Catraca Livre, que, de acordo com o coordenador pedagógico do site, Gilberto Dimenstein, "tem o objetivo de ser o mais completo e qualificado guia na área de cultura e educação. A idéia é unificar e contextualizar a programação do ponto de vista educacional. Com atualização diária, o site é um laboratório de multimeios que conta, inclusive, com a colaboração de outras pessoas que queiram compartilhar o que está acontecendo na sua região".

"A idéia é que as pessoas não deixem de ter experiências culturais e agregadoras porque não têm dinheiro. Desta forma a cidade de São Paulo se transforma em um grande espetáculo ou em uma grande sala de aula", complementa Dimenstein.

Esta construção do conhecimento, pela experimentação, é também a forma que o SESC São Paulo concebe sua proposta, pela educação não-formal, que acontece diariamente em suas unidades espalhadas pela Capital, Interior e Litoral do Estado. De acordo com Danilo Santo de Miranda, diretor regional do SESC SP, "garantir o acesso de todos à diversidade cultural equivale a promover a autonomia das pessoas por meio do desenvolvimento de sua sensibilidade. O SESC São Paulo, instituição que oferece conteúdos culturais e socioeducativos de qualidade em suas 32 unidades, compartilha com o site Catraca Livre o reconhecimento da ação cultural como potencializadora de transformações educativas. Participar do patrimônio cultural coletivo é, antes de tudo, uma prática de cidadania."

O Catraca Livre é uma experiência de jornalismo comunitário que tem hoje cerca de 90 mil acessos por mês que ajudam a transformar a cidade numa constante experiência de aprendizado.

Cherrybone




Acesse o site Catraca Livre